RECEPÇÃO

Trinta professores chegam à instituição para reforçar quadro profissional em 17 faculdades e institutos

Acima, novos empossados junto a representantes da administração superior da Universidade de Brasília. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nesta quinta-feira (16), a Universidade de Brasília recebeu 30 novos docentes, aprovados em concurso público, em diferentes áreas. A cerimônia de recepção e posse ocorreu no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

A nova leva de servidores irá atuar em 17 unidades acadêmicas da Universidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Instituto de Ciências Exatas (IE), Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade de Comunicação (FAC), Faculdade de Educação (FE), Instituto de Psicologia (IP), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Faculdade de Educação Física (FEF), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Instituto de Química (IQ), Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Instituto de Letras (IL), Instituto de Ciências Biológicas (IB), Instituto de Artes Visuais (IdA), Faculdade de Tecnologia (FT), Instituto de Física (IF).

Ao longo do dia, os novos professores passaram por uma ambientação e receberam kit de boas-vindas, contendo pasta, bloco de anotações, caneta, marca página institucional e material de divulgação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). O momento é dedicado a conhecer a estrutura administrativa e acadêmica, saber mais sobre os desafios e experiências universitárias, e se inteirar sobre ferramentas institucionais de trabalho e outras informações importantes ao exercício da docência no serviço público.

A reitora Márcia Abrahão apresentou os decanos aos recém-convocados, ao recuperar a trajetória da Universidade, enfatizou a alegria com a chegada dos novos servidores. “Somos uma universidade com uma história peculiar no nosso país. Em 1965, durante a ditadura militar, perdemos quase todo nosso corpo docente. Com o tempo, conseguimos nos reerguer e estamos nos rankings das melhores universidades da América Latina”, relembrou.

A gestora frisou, ainda, a importância social e o pioneirismo da UnB. "Sofremos críticas mesmo em momento de grandes mudanças, como à época da implementação das cotas e quando fizemos a expansão física para as cidades satélites. Disseram que iríamos perder a qualidade e provamos que não. Esse é um esforço de todos nós. A UnB é um espaço plural e recebe todos vocês com muita alegria. Que seja uma trajetória longa e frutífera”, desejou. Ao fim de seu discurso, ela fez um convite para que os docentes aproveitassem todas as possibilidades oferecidas pela instituição, e destacou a realização do ensino, da pesquisa e da extensão como ótima oportunidade.

Presidente da ADUnB, Eliene Novaes Rocha ressaltou a importância do princípio da pluralidade que fundamenta a UnB e destacou como a luta sindical se faz necessária para manter essa característica. “Essa luta é necessária para que a UnB se mantenha como um espaço amplo e múltiplo. Percebemos isso ainda mais durante o governo anterior. Essa instituição, com a sua grandiosidade e compromisso, consegue trazer tantos sujeitos que estão historicamente excluídos da nossa sociedade e que possuem o sonho de ingressar no ensino superior”, exaltou.

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, relembrou que a Universidade de Brasília é fruto dos esforços de outros profissionais que sonharam com esse ambiente tão plural. “Hoje vivemos os sonhos dos que acreditavam em um país grandioso, igualitário, diverso e plural. Agora, vocês estão sendo convidados a participar desse sonho conosco e, de fato, encarar os desafios que a ambição impõe a cada um de nós, nos nossos corpos, nas nossas mentes e no nosso fazer da universidade pública brasileira”, enfatizou.

Maria Gabriela Mendonça é parte dos 30 novos docentes que chegam para reforçar o corpo profissional da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Esse sonho é agora compartilhado pela nova professora do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia Maria Gabriela Mendonça. Em um misto de emoção e de realização pela conquista de estar na Universidade, ela contou como está sendo o início da nova jornada. “Estou muito feliz por estar aqui. Fui professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) por dez anos, e decidi ampliar meus horizontes. A UnB é um nome imenso e é uma universidade que cada vez mais se destaca em todas as instâncias: política, econômica, social. É uma marca muito forte e eu queria isso. Estou realizada."

REFORÇOS — A UnB tem ampliado os esforços para recomposição de sua a mão de obra qualificada. Do ano passado para cá, um total de 105 docentes (incluindo os da atual leva) foram empossados, 171 foram contratados temporariamente e 139 novos técnicos administrativos assumiram cargos (destes, foram 53 em dezembro de 2022).