A Universidade de Brasília, por meio da Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI), está prestes a entregar uma nova manutenção. O bloco K da Colina passa por melhorias desde meados de dezembro, com previsão de conclusão do serviço em março. O valor investido foi de cerca de R$ 160 mil, provenientes de emenda parlamentar e recursos próprios.
A equipe da SPI fez o levantamento das necessidades do local. Foi estabelecido um plano de execução que contempla: revitalização da pintura externa, incluindo pintura de alvenaria, esquadrias, estrutura metálica e limpeza de superfície com jateamento; manutenção do telhado, com troca das telhas quebradas e impermeabilização de calhas; tratamento das juntas de dilatação; e instalação de novas fitas antiderrapantes na escada. O bloco K faz parte da Nova Colina e tem 18 apartamentos que comportam até quatro pessoas. Os moradores são estudantes da pós-graduação.
Secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Brito conta que é uma dupla alegria ver o trabalho próximo de ser finalizado. “A satisfação dos alunos e o sentimento de realização da equipe da SPI é muito gratificante. Tenho certeza da importância de os nossos profissionais perceberem como o trabalho deles repercute na vida das pessoas. Encontrar os estudantes felizes com as melhorias é um bônus inestimável para nós”, frisa.
Natural de Igaci, município no interior de Alagoas, Thayse Edith é estudante do doutorado em Direito. Ela mora no bloco K da Colina desde que se mudou para Brasília para fazer essa pós-graduação, em 2019. E foi nesse espaço que a pesquisadora fez amizade com outros doutorandos.
"Aqui, é o nosso lar. É aquele espaço onde a gente se sente seguro, acolhido. É difícil transpor em palavras. As pessoas que vivem no bloco K acabam se tornando família, já que nós somos de diversos lugares do país. Hoje, olhar o prédio renovado faz a gente se sentir parte da Colina”, conta.
“É com muita felicidade que vejo a Universidade de Brasília se tornando cada vez mais moderna, com estruturas que oferecem bem-estar à nossa comunidade. Apesar dos inúmeros cortes orçamentários que as universidades públicas sofreram nos últimos anos, nós conseguimos cumprir a missão da UnB que é fazer ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente de qualidade”, destaca a reitora Márcia Abrahão.
SPI – A Secretaria de Patrimônio Imobiliário é um órgão auxiliar da Reitoria. Foi criada em 2019, por meio de resolução do Conselho Universitário (Consuni) e é a junção das secretarias de Gestão Patrimonial e de Empreendimentos Imobiliários. Entre as atribuições, estão: administrar os imóveis residenciais e comerciais da Universidade de Brasília; e zelar pela preservação estrutural dos imóveis da UnB e pelo cumprimento das normas de segurança nos espaços residenciais e comerciais da Universidade.
Leia também:
>> Nova usina de energia limpa é inaugurada no prédio do Ipol e Irel
>> UnB destina mais de quatro hectares de Cerrado para recuperação
>> Reitora e pesquisadores da UnB recebem homenagem da Agência Espacial Brasileira
>> Mostra fotográfica de estudante da UnB recebe premiação internacional
>> Ex-reitor Antonio Ibañez recebe o título de Doutor Honoris Causa
>> UnB recebe prêmio por incentivar a criação de novos negócios
>> Com grande equipe da UnB, filme é selecionado para ir ao Festival de Cinema de Berlim
>> Equipe de Engenharia da FGA desenvolve simulador automotivo
>> Temos mulheres na ciência e queremos mais!
>> Projeto promove compreensão, tradução e difusão de direitos em aldeias Tikuna
>> Em seis meses, UnB aumenta reciclagem em 68,2%
>> Desligamento por rendimento acadêmico na graduação desconsidera os dois semestres letivos de 2022
>> UnB participa da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação do DF
>> Reitoria ouve demandas da Faculdade de Educação
>> Curso de Letras Japonês da UnB completa 25 anos
>> Foi escolhida(o)? Responda a Consulta à Comunidade Acadêmica!
>> Sadi Dal Rosso torna-se Professor Emérito da UnB
>> UnB recebe deputadas indígenas em evento de celebração à política do cocar
>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia
>> UnB celebra visibilidade trans
>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional
>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras