RECONHECIMENTO

Nas comemorações dos 29 anos da Agência, dos 15 agraciados com a medalha de Honra ao Mérito Espacial, três são da Universidade de Brasília

Dos 15 agraciados com a medalha de Honra ao Mérito Espacial, três são da Universidade de Brasília: José Leonardo Ferreira, Márcia Abrahão e Renato Alves Borges (no canto superior direito). Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Agência Espacial Brasileira (AEB) agraciou 15 profissionais com a medalha de Honra ao Mérito Espacial nas comemorações dos seus 29 anos. Entre os homenageados, a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão; o chefe do Laboratório de Física dos Plasmas do Instituto de Física da UnB, José Leonardo Ferreira; e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da UnB Renato Alves Borges. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (10), na sede da AEB.

“Agradeço, em nome da Universidade de Brasília, o reconhecimento pela pesquisa que fazemos e pela nossa parceria. Nós criamos o curso de Engenharia Aeroespacial em 2008, único do Centro-Oeste, e um dos sete que existem no país. Agradeço pelo trabalho dos nossos docentes, dos nossos estudantes e dos nossos técnicos”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Reitora Márcia Abrahão e professor José Leonardo Ferreira, do IF. Professor Renato Borges, da FT, e Carlos Moura, da AEB. Imagens: Beto Monteiro/Ascom GRE | Lodestar Reprodução

O presidente da AEB, Carlos Augusto Moura, abriu a cerimônia lembrando que o sistema espacial é uma infraestrutura que permite apoiar diversas atividades, integrar o país e diminuir as desigualdades. “Temos muitos atores envolvidos neste sistema, como universidades, institutos de pesquisa, empresas, startups, parcerias internacionais e a Força Aérea Brasileira. Esse sistema só cresce quando nós conseguimos unir forças e alinhar os nossos objetivos.”

Um dos mais respeitados pesquisadores da área e referência para o Programa Espacial, o professor José Leonardo Ferreira disse que era “uma honra estar ao lado de pessoas tão ilustres, que conheço desde o início do Programa Espacial. Gostaria de agradecer imensamente à minha Universidade de Brasília, por ter apoiado e entendido que a presença das universidades no Programa Espacial é de fato essencial.”

O professor Renato Alves Borges, que coordena o Projeto AlfaCrux – um nanossatélite elaborado por pesquisadores e estudantes da UnB, lançado ao espaço em abril de 2022 – agradeceu o apoio da Universidade de Brasília, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações. “É realmente uma honra estar aqui, na minha jornada tão recente. Estar no mesmo palco com tantas personalidades que motivaram o início da minha carreira é um privilégio”, disse.

Ao receber a honraria das mãos de Carlos Augusto Moura, a reitora Márcia Abrahão agradeceu pelo reconhecimento à pesquisa feita na UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

UnB E AEB – As atividades de parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Universidade de Brasília são diversas e de longa data. A UnB abrigou a primeira estação de calibração do Sistema Glonass fora da Rússia, além de desenvolver e lançar dois nanossatélites com apoio da AEB. Pesquisadores da Universidade participam de inúmeros projetos no programa Uniespaço, da Agência.

No Hemisfério Sul, a UnB é pioneira em propulsão híbrida para foguetes e lançadores. E, atualmente, conduz um programa de mestrado profissional voltado a servidores e colaboradores da Agência. Na gestão, a presidência e diretorias da AEB foram ocupadas muitas vezes por professores da UnB. Na presidência, primeiro com Marco Antônio Raupp e, depois, com José Raimundo Coelho, ambos do Instituto de Física.