AVALIAÇÃO

Público respondente tem recebido e-mails e é importante não ignorar. Pesquisa promove o aperfeiçoamento de ações e processos institucionais

Comunidade acadêmica poderá opinar sobre temas transversais que envolvem a qualidade da instituição. Em 2023, consulta é realizada por amostragem probabilística. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Vai até 17 de fevereiro o prazo para que representantes de três segmentos da comunidade universitária respondam a Consulta à Comunidade Acadêmica 2023. Tradicional por dar, anualmente, a chance de o público opinar sobre a UnB e ajudar a propor melhorias na gestão, a consulta vem com uma novidade neste ano. Agora, ao invés da disponibilização a todos os estudantes e servidores da Universidade, haverá sorteio aleatório de respondentes, que receberão por e-mail um link e uma chave de acesso para dar sugestões sobre qualidade do ensino, serviços universitários, infraestrutura, entre outros. O questionário não leva mais que dez minutos para ser respondido.

Segundo o diretor de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO), Guilherme Viana, a mudança busca obter resultado que represente realmente a percepção da comunidade universitária sobre a gestão e seu nível de satisfação. Por isso, a participação de todos os sorteados é fundamental.

“Decidimos mudar a metodologia, fazendo uma amostragem probabilística”, conta Guilherme. “O problema da metodologia anterior é que não era, na verdade, censitária, pois nosso alcance sempre foi muito baixo. Na última consulta, tivemos 1.190 respostas válidas. Considerando que a população universitária é de 50 mil pessoas, o percentual de resposta está bem longe de um censo. E não podemos dizer que era uma amostra probabilística, pois não fizemos a metodologia nem o desenho da amostra”, explica.

Os resultados subsidiam o relatório de autoavaliação da UnB e dão suporte para a avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação. Além disso, eles são divulgados para as unidades acadêmicas e seus cursos e constituem uma das ferramentas utilizadas pela gestão para priorizar ações. Realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Consulta à Comunidade Acadêmica é um dos instrumentos do Programa AvaliaUnB.

Guilherme conta que alguns resultados continuam aparecendo, como o desconhecimento pela comunidade do próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos programas de apoio que a UnB oferece. “A falta de utilização dos resultados das avaliações é algo bem presente também”, diz. "No caso da infraestrutura, alguns aspectos costumam ser mal avaliados com frequência, como iluminação, instalações sanitárias, estacionamento e segurança no campus. Há muita informação interessante que já é utilizada para subsidiar a gestão, por isso a nossa constante preocupação de que a consulta seja um instrumento robusto e representativo.”

O resultado global da consulta será disponibilizado no Relatório de Autoavaliação Institucional 2023 e os resultados específicos nas páginas da CPA e Avaliação UnB. Importante fonte de consulta para estudos, pesquisas, reconhecimento institucional e orientação à gestão na tomada de decisões, o material também será divulgado nos eventos relacionados à avaliação institucional que ocorrerem ao longo do ano.