SUSTENTABILIDADE

No ano anterior à pandemia de covid-19, foram recolhidas 15,1 toneladas de resíduos sólidos, como papel, metal e plástico. Entre junho e dezembro de 2022: 25,4 toneladas

Adesão do público ao descarte correto de lixo está gerando resultados positivos na UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A Universidade de Brasília aumentou significativamente a reciclagem de resíduos sólidos nos campi, em especial no campus Darcy Ribeiro. Por meio de ações implementadas em junho de 2022 pela Secretaria de Meio Ambiente da UnB (Sema), a instituição passou de 15.105 kg de metal, papel e plástico recolhidos em todo o ano de 2019 para 25.420 kg, apenas nos últimos seis meses de 2022. Os números representam um crescimento de 68,2%.

“Esses resultados só foram alcançados graças ao engajamento das pessoas, que passaram a utilizar rotineiramente as ilhas de coleta seletiva. Contamos cada vez mais com a colaboração de toda a comunidade universitária para a geração de renda e para implementar um comportamento sustentável em nossa UnB”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Pedro Zuchi.

“Um dos pilares da nossa gestão é a sustentabilidade. O trabalho que a Sema começou a desenvolver em meados de 2022 já se mostra como uma ação de sucesso. O impacto dessa política de reciclagem de resíduos sólidos vai além da preservação da natureza. Famílias de catadores são beneficiadas com geração de renda por meio da reciclagem”, lembra a reitora Márcia Abrahão.

A coleta seletiva e a retirada das lixeiras convencionais das salas do campus Darcy Ribeiro também colaboram para evitar a proliferação de vetores de doenças e a presença de animais nos espaços internos da instituição. Em 2022, foram instaladas 130 ilhas de coleta seletiva nos prédios da UnB e 52 lixeiras nas áreas externas.

Contente com os resultados alcançados, Pedro Zuchi elogia o engajamento da comunidade na coleta seletiva. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

De acordo com o secretário Pedro Zuchi, há mais equipamentos a serem alojados no campus Darcy Ribeiro. O espaço conta com 30 contêineres verdes para descarte de resíduos secos; e 42 cinzas, nos quais são depositados rejeitos e lixo orgânico. A Faculdade UnB Planaltina (FUP) tem um contêiner cinza e dois verdes. A Faculdade UnB Gama (FGA) possui dois cinzas e dois verdes. E a Faculdade UnB Ceilândia (FCE) está com três cinzas e dois verdes. Todas as instalações foram baseadas em estudos técnicos realizados pela Sema.

Uma cooperativa, definida por meio de chamamento público, fica responsável pelo recolhimento dos resíduos sólidos. Em 2019, antes da pandemia de covid-19, a cooperativa selecionada recolheu 10.950 kg de papel, 3.475 kg de metal e 680 kg de plástico, no campus Darcy Ribeiro. Entre junho e dezembro de 2022, foram 18.780 kg de papel, 71,5% a mais do que o número registrado no período anterior à crise sanitária; 5.340 kg de metal, aumento de 53,6%; e 1.300 kg de plástico, índice 91,1% superior.

A separação do lixo se dá em orgânico, recicláveis e rejeitos. Os resíduos orgânicos são, por exemplo, frutas, vegetais, cascas, papéis engordurados ou com restos de alimentos, materiais biodegradáveis e palitos de madeira. Os rejeitos são itens como marmitas, plásticos e isopores sujos, panos e tecidos sujos e produtos de higiene íntima. Os recicláveis são papéis, latas de alumínio, tampas de metal, embalagens limpas e garrafas PET.

 

Leia também:

>> Desligamento por rendimento acadêmico na graduação desconsidera os dois semestres letivos de 2022

>> UnB participa da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação do DF

>> Curso de Letras Japonês da UnB completa 25 anos

>> Foi escolhida(o)? Responda a Consulta à Comunidade Acadêmica!

>> Sadi Dal Rosso torna-se Professor Emérito da UnB

>> UnB recebe deputadas indígenas em evento de celebração à política do cocar

>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia

>> UnB celebra visibilidade trans

>> Nova gestão do ICH toma posse para quadriênio 2023-2026

>> Após 50 anos, Departamento de Geografia recebe reforma no subsolo do ICC

>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central

>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria

>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.