Em continuidade à série de entrevistas com as novas decanas e os novos decanos da gestão 2024-2028, a Secretaria de Comunicação da UnB (Secom) entrevistou o docente Sérgio Nazaré (CCA/Face), à frente do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). O setor é responsável pelo planejamento estratégico, gestão orçamentária, avaliação institucional e desenvolvimento organizacional da Universidade.
Com uma equipe de 45 pessoas, o DPO desempenha um papel estratégico e transversal em diversas áreas e contribui para a tomada de decisões fundamentadas por estudos técnicos e alinhadas aos objetivos institucionais. Ele está ligado diretamente à implementação de políticas e diretrizes em todas as unidades.
Com orçamento de R$ 1,912 bilhão (2023), sendo R$ 1,824 bilhão do Tesouro e R$ 88 milhões de recursos próprios, a UnB tem mais de 40 mil alunos em mais de 140 cursos de graduação; mais de 10 mil alunos em mais de 100 programas de mestrado e doutorado; 2,6 mil docentes e 3 mil técnicos administrativos.
Para Sérgio Nazaré, a atuação do departamento reflete diretamente a qualidade da gestão, transparência e sustentabilidade da Universidade, garantindo alinhamento entre as práticas administrativas e os objetivos institucionais. Ele destaca que a transparência no orçamento será ampliada para garantir clareza no uso dos recursos.
“O orçamento deverá ser cada vez mais alinhado ao planejamento estratégico da Universidade, assegurando que os investimentos estejam focados nas metas de desenvolvimento institucional”, comentou.
"Uma comunidade que compreende o orçamento destinado à sua unidade, o planejamento institucional e dispõe de dados e estruturas organizacionais fluidas, está mais apta a participar, sugerir e cobrar o uso efetivo e responsável dos recursos disponíveis e planejados." Sérgio Nazaré, decano de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB.
O decanato abriga quatro setores: Diretoria de Avaliação e Estatísticas Institucionais (DAI), Diretoria de Orçamento (DOR), Diretoria de Processos Organizacionais (DPR) e Diretoria de Planejamento Institucional (DPL). A DAI coordena o Censo da Educação Superior e processos de autoavaliação institucional, contribui para rankings e integra o sistema de gestão estratégica de dados. Já a DOR promove a gestão orçamentária participativa, com transparência e alinhamento ao planejamento estratégico da universidade.
A DPR objetiva a análise e o aprimoramento de processos e estruturas, com foco em agilidade e eficiência, possibilitando a estruturação organizacional e a adoção de boas práticas administrativas. A DPL é a responsável por coordenar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), importante instrumento de governança e gestão, que está alinhado às normas e demandas dos órgãos de controle.
Sérgio Nazaré é economista, mestre em Administração e doutor em Ciências Contábeis pela UnB. É professor adjunto desde 1995 e foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (Face/UnB) entre 2021 e 2024. Tem mais de 15 anos de experiência como dirigente e executivo em bancos, seguradoras e empresas de previdência fechada, e foi membro de conselhos de administração, fiscal e de comitês de auditoria em companhias abertas e familiares.
Confira a entrevista com o decano de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Sérgio Nazaré:
Como o decanato vai contribuir para a justiça socioambiental na UnB?
Em diferentes frentes: a DAI irá apoiar a Secretaria de Meio Ambiente (SeMA/UnB) no planejamento e estruturação da coleta e análise de dados, monitoramento e avaliação dos resultados; a DPR irá focar a melhoria de processos e propor indicadores socioambientais para garantir o uso eficiente e sustentável dos recursos públicos; enquanto a DOR vai auxiliar nas escolhas orçamentárias eficientes e sustentáveis. Já a DPL participará da elaboração e monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS) e coordenará o preenchimento do questionário do Índice de Governança, Sustentabilidade e Inovação (iESGo). Em 2024, nosso Índice de Governança e Gestão da Sustentabilidade Ambiental alcançou o percentual de 97,5%. Assim, os resultados e avanços dessa temática serão divulgados anualmente no Relatório de Gestão da UnB, em seção específica: Desempenho Institucional – Sustentabilidade Ambiental.
O que deve mudar na maneira como o decanato atua e o que será mantido?
Será mantido o foco na qualidade, responsabilidade e efetividade nas entregas, bem como na promoção da transparência e do alinhamento aos planejamentos estratégico e orçamentário. Vamos aprimorar a adoção de uma abordagem de transparência e participação na gestão orçamentária, o uso de tecnologia em processos de integração de informações e a proximidade com a comunidade acadêmica, por meio de dados acessíveis e consultoria especializada.
Quais são as principais prioridades desta gestão? Por que foram escolhidas como foco inicial?
Nossa prioridade é aumentar a transparência e a participação na gestão orçamentária, além de alinhar o orçamento ao planejamento estratégico da Universidade. Esse foco é para garantir uma alocação eficiente dos recursos e possibilitar o acompanhamento da eficácia no uso dos recursos públicos e o cumprimento das metas institucionais. Assim, a gestão atual organizou-se em seis eixos principais: democracia e participação; valorização das pessoas; excelência acadêmica, científica e tecnológica; excelência na gestão; equidade e inclusão; e justiça socioambiental. Cada um deles conta com uma forte presença do DPO, já que nosso desenho transversal nos posiciona como um dos atores fundamentais no desenvolvimento e na implementação dos pilares da nova gestão. Então, nossa visão é ser um facilitador dos processos e atuar como promotores de transformações sustentáveis e responsáveis, capazes de se perpetuar ao longo desta e de futuras gestões.
Quais são os principais desafios do DPO atualmente e o que será feito para superá-los?
Um dos nossos desafios é o de melhorar a qualidade dos dados internos, como dados sociais e econômicos de estudantes, e a falta de conexão entre sistemas, que torna difícil juntar e usar as informações. Para resolver isso, fortaleceremos o Gedai [Unidade de Gestão Estratégica de Dados Acadêmicos e Institucionais] e promoveremos uma governança institucional com mais clareza e incentivo ao planejamento e gestão de riscos. Também será prioridade a implementação de ferramentas e cursos, com o objetivo de disseminar o conhecimento e propiciar a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Pretendemos implementar mais tecnologia para facilitar, apoiar e aprimorar os fluxos atuais, alinhando-nos ao conceito de Gestão Pública 5.0, e aprimorar a integração entre sistemas, como SIAFI [Sistema Integrado de Administração Financeira] e SIPAC [Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos].
Quais ações estão sendo implementadas nesses primeiros dias da gestão e como se relacionam com as ações de longo prazo?
Paralelamente ao encerramento do exercício financeiro, estamos estudando profundamente as áreas, processos, entregas e produtos com foco em participação, transparência e divulgação, para obter maior engajamento da comunidade universitária com o orçamento, planejamento, gerenciamento de riscos, coleta de dados, otimização e reestruturação de processos. Acreditamos que o DPO tem potencial para colaborar mais com o aluno, o professor e o servidor técnico que aqui atuam. Além disso, estamos aprofundando nossa compreensão das atividades realizadas, analisando-as em um novo nível de detalhe e compreendendo as demandas e desafios para levá-las a novos patamares, de forma mais estratégica.
Como você planeja envolver a comunidade universitária nas decisões e projetos do decanato?
Acreditamos que a transparência é nossa melhor aliada. Uma comunidade que compreende o orçamento destinado à sua unidade, o planejamento institucional e dispõe de dados e estruturas organizacionais fluidas, está mais apta a participar, sugerir e cobrar o uso efetivo e responsável dos recursos disponíveis e planejados. Por isso, vamos fortalecer a divulgação e uso das estatísticas institucionais já existentes, além de criar canais de comunicação acessíveis, nos quais a comunidade possa opinar sobre as prioridades orçamentárias e tenha disponíveis informações claras sobre o orçamento, permitindo o acompanhamento da utilização dos recursos e a participação na definição de metas.
Que mensagem você gostaria de deixar para a comunidade universitária?
Convido toda a comunidade a conhecer os produtos e serviços do DPO, pois acredito que juntos podemos implementar uma gestão participativa, transparente e alinhada às necessidades da UnB, reforçando o papel da Universidade como um espaço de excelência acadêmica e compromisso social.
SERVIÇO – O atendimento do DPO acontece no 1º andar do prédio da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, por telefone, (61) 3107-0610, e por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.