ÓRGÃOS COLEGIADOS

A Gedai coleta e sistematiza informações para subsidiar o planejamento e as tomadas de decisão na UnB

O diretor da BCE, Fernando Leite, explicou que a Gedai foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a BCE, o DPO e a STI. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O diretor da Biblioteca Central (BCE), Fernando Leite, apresentou ao Conselho Universitário (Consuni) a Unidade de Gestão Estratégica de Dados Acadêmicos e Institucionais (Gedai) da UnB. A ferramenta visa otimizar a gestão de dados e oferecer serviços que subsidiem o planejamento, a avaliação, a tomada de decisões e a formulação de políticas institucionais. A apresentação ocorreu durante reunião do Consuni no dia 4.

Resultado da colaboração entre o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), a BCE, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Faculdade de Ciência da Informação (FCI), a Gedai tem como foco monitorar indicadores, para promover o autoconhecimento institucional. A missão da unidade é coletar, processar, analisar e disponibilizar dados relacionados a atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Dessa forma, a Gedai busca fornecer insumos para a tomada de decisões, de forma a favorecer a excelência acadêmica e científica, aprimorar a gestão universitária e fortalecer o diálogo com a sociedade.

“Agradeço e parabenizo todas as equipes envolvidas na criação da Gedai. Esse trabalho robusto certamente trará resultados expressivos para a nossa Universidade. Além disso, a ferramenta vai permitir que informações sobre as atividades acadêmicas e de gestão sejam divulgadas de forma acessível, reforçando ainda mais o nosso compromisso com a transparência”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Um dos principais serviços oferecidos pela Gedai é o Suporte à Avaliação e à Comunicação Científica (Saac), voltado para assessorar a comunidade acadêmica nos processos de avaliação, publicação, disseminação e ampliação da visibilidade e do impacto da produção científica institucional. “O site do Saac traz um conteúdo muito valioso, com tutoriais curtos que explicam os rankings universitários e os indicadores”, explicou Fernando Leite.

“O serviço foi desenvolvido com foco na área acadêmica, especialmente nas atividades de pesquisa na graduação, pós-graduação e extensão. Ele oferece um leque de possibilidades para orientar pesquisadores, gestores acadêmicos e a Administração Superior em relação à avaliação e à comunicação científica”, detalhou o diretor da BCE.

Outro serviço disponível são os painéis de dados disponíveis para consulta, que oferecem informações sobre graduação, pós-graduação, extensão e a própria BCE. Esses painéis estão em fase de testes e homologação dos dados. Alguns temas estratégicos, como produção intelectual, gestão de pessoas e o THE World University Ranking, têm acesso restrito ao público. Futuramente, novos módulos, como os de assistência estudantil e internacionalização, serão implementados.

“É fundamental reconhecer o esforço institucional em criar a Gedai para nos permitir entender melhor a Universidade. Isso nos possibilita realizar diagnósticos mais precisos e trabalhar continuamente no aprimoramento dos nossos indicadores acadêmicos, sempre em busca de uma gestão mais eficiente e consonante à missão da instituição e a nossos valores”, ressaltou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Confira a íntegra da 517ª reunião do Consuni, transmitida pela UnBTV: