PLANO DE OBRAS

Instalação fotovoltaica é capaz de gerar 125kwp, propiciando economia de R$ 84 mil por ano para a Universidade

Prédio do Ipol/Irel é mais um a receber usina fotovoltaica na UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília dá mais um passo para a plena sustentabilidade. A usina fotovoltaica instalada no prédio dos institutos de Ciência Política (Ipol) e de Relações Internacionais (Irel), no campus Darcy Ribeiro, foi inaugurada na quinta-feira (9). O equipamento recebeu investimento de R$ 491,6 mil e converte a luz solar em energia elétrica limpa, com capacidade de geração de 125 kwp (quilowatt-pico). A economia média proporcionada é de R$ 84 mil anuais para a UnB.

“A Universidade está caminhando para a autossustentabilidade. É muito importante termos essas diretrizes implementadas para ações futuras e de longo prazo. Independentemente dos cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos, nós continuamos investindo na educação, na ciência e na tecnologia”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Essas ações fazem parte do Plano de Obras aprovado em 2017.

Diretora do Instituto de Ciência Política, Danusa Marques avaliou que é graças à aproximação desta gestão com as unidades acadêmicas e administrativas que a Universidade tem conquistado melhores estruturas, mais tecnológicas e que geram bem-estar para a comunidade. “O Ipol, hoje, é um instituto diferente do que era há algum tempo. A gente mudou nos últimos anos, e eu acho que esse diálogo com a Administração Superior, com a Infra, por exemplo, tem sido fundamental”, afirmou. Ela lembrou que a usina foi instalada durante a pandemia e que isso é um dos exemplos de que a Universidade não ficou parada.

Os investimentos da Universidade em geração de energia limpa tornaram-se referência no Brasil. Coordenadora do projeto de eficiência energética da UnB, Loana Velasco contou que a cada nova inauguração de usina de energia limpa nos campi, diversos órgãos públicos entram em contato para obter informações.

“A partir de agora até semana que vem, a gente vai receber pessoas perguntando ‘como a UnB conseguiu estabelecer esse programa’, ‘como é que a gente faz'.” Loana é professora da Faculdade UnB Gama (FGA) – primeiro campus da Universidade autossuficiente em geração e consumo de energia. Foi a partir dos projetos de eficiência energética com estudantes, docentes e técnicos da FGA que tudo começou.

PRÓXIMAS UNIDADES – A Universidade receberá duas novas usinas fotovoltaicas, uma no Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) e a outra na Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação da Faculdade de Saúde (Uleg/FS). Os processos estão em análise na Neoenergia, e a expectativa é de que os equipamentos estejam em funcionamento neste semestre.

Painéis solares sobre a cobertura do prédio Ipol/Irel. Foto: Secretaria de Infraestrutura da UnB

“É importante ressaltar os investimentos em infraestrutura da UnB, principalmente na instalação dessas usinas. Vamos planejar mais usinas. E esse planejamento é, realmente, para a economia do orçamento de custeio da Universidade. E, sem falar que essas despesas de energia elétrica são revertidas em investimento em prol da nossa comunidade”, disse o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

Atualmente, a UnB conta com 12 usinas fotovoltaicas que geram uma economia na ordem de R$ 960 mil por ano. Até o momento, foram investidos mais de R$ 4 milhões na geração de energia limpa nos quatro campi da Universidade de Brasília.