GESTÃO DE PESSOAS

A Universidade convocou, este ano, 174 aprovados em concurso público e, nesta quinta-feira e sexta-feira, ocorreu a ambientação para os profissionais recém-chamados

A Universidade de Brasília (UnB), por meio do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), está realizando a ambientação de 53 novos servidores técnicos-administrativos. Docentes nomeados durante o ano também participaram do evento, que ocorreu na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23), no Auditório Verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). O objetivo é apresentar todo o funcionamento da instituição para os recém-empossados. Atualmente, a UnB tem 3.070 técnicos e 2.845 professores.

Este é o terceiro lote de servidores técnicos-administrativos chamados para compor o quadro da Universidade este ano – o primeiro foi em setembro; e o segundo, em novembro. “A chegada de vocês é um presente de Natal para a Universidade. É um momento importante para a UnB continuar crescendo, com relevância nacional e internacional. Esse é o nosso papel: formar bem, fazer pesquisa, fazer extensão. A Universidade de Brasília deu um salto de qualidade nesses últimos quatros anos, apesar dos cortes abruptos do orçamento. Precisamos de vocês na defesa da Universidade. Tenham muito sucesso e sejam muito felizes na UnB!”, desejou a reitora Márcia Abrahão.

Ao todo, foram 174 profissionais convocados. A maioria é de aprovados no concurso público — para nível médio e superior — iniciado em janeiro de 2022 e finalizado em junho, e uma parte é de cadastro reserva de certames anteriores. Docentes somam 71, de diversas áreas, chamados a partir de concursos realizados ao longo do ano.

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, ressaltou a relevância da ambientação. “Para nós é uma alegria muito grande organizar este evento. Achamos muito importante, porque vocês são muito esperados e desejados nas unidades onde estarão lotados. Todas as áreas demandam servidores cada vez mais engajados e qualificados. Este encontro é para que vocês já cheguem às unidades com algum conhecimento prévio”, disse a decana.

AGENDA – Nesta quinta-feira, os novos servidores aprenderam sobre a estrutura acadêmica e administrativa da UnB. Eles foram apresentados ao plano de carreira e discutiram ética e integridade no serviço público, além de terem dúvidas sanadas pelo Decanato de Gestão de Pessoas.

Na sexta-feira, as atividades começaram com a história da Universidade de Brasília e o papel dela na sociedade. Em seguida, os servidores tiveram contato com os principais desafios relacionados ao ensino, pesquisa e extensão na UnB e com a importância da instituição no desenvolvimento social, científico e tecnológico do país.

Ainda, os novos profissionais da UnB conheceram as possibilidades de construção de um espaço comunitário, reconhecendo a diversidade e a individualidade de todos da comunidade acadêmica. Além disso, entenderam como o servidor público é um elemento determinante para a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Por fim, os participantes responderam uma avaliação, que será usada para balizar e aperfeiçoar o processo de ambientação.