EXPERIÊNCIAS

Evento ocorreu no auditório da Biblioteca Central (BCE) e foi voltado a profissionais, estudantes de graduação e de pós da área. Desafios e políticas institucionais foram foco do debate

Sob mediação da coordenadora do PPGDH, Elen Geraldes, mesa com o vice-presidente da ABCPública, Jorge Duarte, e com diretora da TV UFG, Vanessa Bandeira, tratou do papel da comunicação na cidadania e das diretrizes da TV UFG. Foto: André Gomes/Secom UnB

A Universidade de Brasília realizou, na última sexta-feira (16), o Seminário Comunicação 60 anos: direito à comunicação, comunicação pública e democracia. Parte das ações que encerram as comemorações ao sexagenário da UnB, evento ocorreu no auditório da Biblioteca Central (BCE) com a presença de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação da comunicação.

A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação da UnB (Secom), UnBTV, Faculdade de Comunicação (FAC) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), no âmbito do projeto de extensão Comunicação nos 60 anos da UnB. No encontro, os convidados compartilharam experiências de suas instituições e debateram os atuais desafios da comunicação institucional pública.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e gerente de Comunicação Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte foi o primeiro palestrante da tarde. Ele defendeu o caráter cidadão da comunicação pública e ressaltou a importância da área, que vem sendo estudada mais intensamente nos últimos anos. “A minha fala aqui tem como objetivo provocar e chamar a atenção para que mais pessoas se interessem pelo assunto”, afirmou.

“O primeiro desafio que nós temos é o pressuposto da obviedade: todo cidadão tem direito ao acesso à informação e à participação, sem isso ele não é cidadão”, continuou a palestra. “A gente viu na pandemia que as pessoas não sabiam que tinham direito à vacina quando elas estavam em certo grupo social porque o Estado não informou. Então, muitas pessoas não acessam seus direitos”, completou o vice-presidente da ABCPública.

Em seguida, Vanessa Bandeira, uma das fundadoras e atual diretora da TV UFG, da Universidade Federal de Goiás, apresentou os desafios enfrentados pela emissora, além das diferenças entre uma emissora educativa e uma convencional, com fins lucrativos. A diretora apresentou as diretrizes da TV UFG, bem como a missão e as estratégias de comunicação.

Daiana Stasiak é graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela também é doutora em Comunicação pela UnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

Na segunda rodada de apresentações, a professora e ex-secretária de Comunicação da UFG Daiana Stasiak elencou os pilares da política de comunicação da Universidade Federal de Goiás. Enquanto esteve à frente da secretaria, a docente atuou ativamente na elaboração do documento, que vinha sendo discutido desde 2016 e cuja aprovação pelo Conselho Universitário da instituição se deu em 2019. “A gente se reuniu mais de 200 vezes, algumas eram só para conversar sobre o que estávamos fazendo”, relatou ela, que é do quadro do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-UFG).

“A gente precisava saber o que se pensava sobre a comunicação da Universidade, e aí propomos uma triangulação: falamos com os gestores, falamos com nós mesmos (que éramos os comunicadores), e falamos com a comunidade universitária”, explicou a professora. “Isso foi muito importante, mas não foi um processo tão rápido assim”, afirmou Daiana.

Em seguida, Ig Uractan, coordenador de programação da UnBTV, apresentou o balanço da campanha dos 60 anos da Universidade de Brasília a partir de ações da televisão universitária. “A gente se juntou semanalmente para coordenar os esforços em torno da campanha e nos apoiamos mutuamente”, relembrou. Durante o ano de 2022, a UnB recebeu grandes eventos, como a 74ª Reunião Anual da SBPC, além de voltar a realizar presencialmente, nos quatro campi, a Semana Universitária.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.