SEXAGENÁRIO

Com o slogan Atuante como sempre, necessária como nunca, iniciativa deu o tom às ações institucionais em 2022

Representantes da Secom, UnBTV e Ascom entregam os certificados para os vencedores do Concurso de Fotografia Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília encerrou, nesta segunda-feira (12), a campanha em comemoração a seu sexagenário em solenidade no Anfiteatro 9 do ICC Sul, com a presença de professores, técnicos administrativos, estudantes e ex-reitores da Universidade. Em vigor desde 15 de dezembro de 2021, a iniciativa, com slogan Atuante como sempre, necessária como nunca, abarcou uma vasta programação promovida ao longo de 2022 para festejar o marco e reafirmar a história e a relevância da UnB.

A cerimônia de conclusão das celebrações foi iniciada com a transmissão de um vídeo produzido pela UnBTV relembrando momentos marcantes da campanha. Em uma linha do tempo, são mencionados fatos como o lançamento de editais para contemplar projetos de pesquisa, oficinas, seminários e outros acontecimentos que contassem a história da UnB sob o olhar dos institutos e faculdades, além de eventos como a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada na Universidade, e a Semana Universitária 2022. Houve ainda lembrança de que os 60 anos da Universidade são completados no mesmo ano da celebração de acontecimentos importantes, como o Bicentenário da Independência, e os cem anos da Semana de Arte Moderna e do nascimento de Darcy Ribeiro.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, repudiou os cortes no orçamento das universidades públicas e exaltou as ações para manutenção da UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Mesmo diante de tantos motivos para comemorar, houve também lembranças dos desafios enfrentados nestes 60 anos. “A Universidade de Brasília lutou e continuará lutando pela defesa da democracia e da educação de qualidade e gratuita, que não se encerra em si mesmo e que é para o bem do povo”, ressaltou a reitora Márcia Abrahão. “A UnB, que foi acusada de fazer balbúrdia em 2019, se manteve de cabeça erguida e com a comunidade de braços dados, porque sabemos a importância de manter essa Universidade, que é luz no meio da escuridão”, completou.

A deputada federal eleita Erika Kokay (PT), ex-aluna da UnB, também participou da cerimônia. “Penso que a história da Universidade de Brasília sempre foi de resistência”, começou. “Ela nasce teimosa, porque não se pensou que aqui poderia ter uma Universidade. E aqui se construiu vida que pulsa, que tem cheiro. Ainda em um contexto de ditadura, esta Universidade a enfrentou de várias formas”, relembrou Kokay.

HOMENAGENS — Durante o evento, foram anunciados os vencedores do Concurso de Fotografias Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens. Presidida pelo professor titular da Faculdade de Comunicação (FAC) Marcelo Feijó, a comissão avaliadora, composta por fotógrafos da Secretaria de Comunicação (Secom), da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da UnBTV, premiou as melhores séries fotográficas em duas categorias.

>> Confira o resultado final

Na de Arquitetura, que ressalta o desenho arquitetônico da UnB elaborado por Oscar Niemeyer, Rachel Batista ficou em primeiro lugar com o ensaio 60 anos em 6 cantos. Já o prêmio na categoria Cotidiano foi entregue para Jorge Diehl, com o ensaio intitulado 60 anos de muitas vidas.

Oziel Ticuna foi um dos estudantes escolhidos para ler a sua carta, na qual declarou o seu amor pela Universidade. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O Decanato de Extensão (DEX) também promoveu o Festival de Cartas para a UnB. A comunidade pôde mandar seus registros em homenagem à instituição até o dia 10 de dezembro. O objetivo era incentivar que fossem compartilhados momentos inesquecíveis vividos na Universidade. Das cartas escritas, quatro foram lidas por alunos de graduação e pós-graduação.

“Que alegria poder escrever uma carta para você pela primeira vez. Eu vou deixar uma frase em minha língua materna: Eu te amo, UnB! Feliz 60 anos”, dizia a carta de Oziel Ticuna, estudante indígena de Administração.

Luis Gustavo Assunção, graduando em História, escreveu uma carta para Darcy Ribeiro, que completou cem anos em 2022. “Querido Darcy, já são 25 anos desde que o senhor nos deixou. A saudade é imensa para aqueles que o conheceram, e para nós, que não tivemos esse privilégio, conhecemos o senhor através de sua obra e de seu legado”, começou a leitura.

“De forma carinhosa, eu diria que nós somos os seus netos. Somos muitos, de vários lugares do Brasil e até mesmo do mundo. Somos filhos e filhas da sua maior criação e querida filha, a Universidade de Brasília”, disse Luis Gustavo.

Walter Muganga é cantor, compositor e produtor musical de Brasília e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. Ele, junto com a também cantora e compositora da Universidade de Brasília Maria Silvia, foram responsáveis por fazer a plateia cantar e dançar no momento musical da cerimônia.

Sob condução da professora do Instituto de Letras (IL) Ana Helena Rossi, a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) dedicou um momento para homenagear os professores estrangeiros da Universidade. Ao todo, são 204 em exercício, sendo o IL com o maior quadro, de 35 profissionais.

Ao final da celebração, o DEX divulgou o catálogo de ações de extensão para o ano de 2023 e o de livros que foram e serão publicados pela Editora da UnB (EDU).

*estagiário em Jornalismo na Secom UnB.

Confira a cerimônia na íntegra: