EXCELÊNCIA

Direito, Sociologia e Desenvolvimento Sustentável conquistaram notas máximas na avaliação da Capes após recursos

Universidade de Brasília teve seis programas com nota 7, dez com conceito 6 e 32 com nota 5 na avaliação da Capes. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Após a apresentação de pedido de reconsideração, quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade de Brasília (UnB) subiram de nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Passaram para nota 7: Desenvolvimento Sustentável, Direito e Sociologia. Química passou para nota 6. Os conceitos 6 e 7 expressam excelência em nível internacional. O resultado foi divulgado na segunda-feira (19).

Com a conclusão do processo, a UnB soma seis PPGs com nota 7; dez com nota 6; e 32 avaliadas com nota 5. A escala de notas varia de 1 a 7. O conceito 5 significa excelência nacional. Neste quadriênio, a UnB subiu significativamente o nível de seus programas de pós-graduação, passando a ter a maioria dos seus programas com notas entre 5 e 7 (53%). Em relação ao período 2013-2016, a Universidade dobrou o número de programas com nota 5, manteve o número de dez programas com nota 6 e aumentou o número de programas com nota 7, passando de 5 para 6. Houve ainda melhoria de nota dos programas classificados como 3 no quadriênio anterior.

“Parabenizo toda a nossa comunidade pelo trabalho conjunto e pelo resultado alcançado, que mostra toda a qualidade da pós-graduação da UnB. Parabenizo o Decanato de Pós-Graduação pela atuação exemplar no quadriênio. Para aqueles que tiveram os pedidos de reconsideração negados, estimulamos elaborar recurso à última instância. Continuaremos apoiando todos os programas de pós-graduação e respeitando as suas especificidades e seus graus de maturidade”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

O Decanato de Pós-Graduação orientou os coordenadores dos programas com os pedidos de reconsideração e homologou junto à Capes as solicitações. Novos recursos podem ser apresentados até 6 de janeiro de 2023. “Os resultados melhoraram ainda mais a situação da UnB nesse ciclo de avaliação. Foi bastante positivo o resultado da reconsideração. O decanato orienta que todos os programas que desejarem solicitar novo recurso à presidência da Capes o faça”, disse o decano de Pós-Graduação da UnB, Lúcio Rennó.

Ao todo, 91 programas foram avaliados. Três PPGs passaram para nota 7 após pedido de reconsideração da avaliação. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

DIREITO – Em todo o país, somente a UnB, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP) têm cursos de Direito com a nota 7. "Esse resultado, mais do que registrar o reconhecimento nacional e internacional de um programa de excelência, ressalta nosso compromisso e responsabilidade permanentes com a ciência, com a pesquisa e com uma profícua formação jurídica”, completou a diretora da Faculdade de Direito, Daniela Marques de Moraes.

“É a primeira vez, desde a criação do mestrado, em 1975, e do doutorado, em 2005, que obtemos essa nota”, comentou a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito, Inez Lopes.

A Química estabeleceu um processo de autoavaliação intenso para identificar as fragilidades do programa. “Revimos várias resoluções, mudamos a forma de ingresso, regras de credenciamento, etc. Houve um movimento importante de alguns docentes no sentido da inovação. Todos estes esforços resultaram em um primeiro momento na consolidação do Programa e com o aumento da nota”, contou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química, Ingrid Távora Weber.

APERFEIÇOAMENTO – Decana de Pós-Graduação entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2021, a professora Adalene Moreira detalhou um dos elementos fundamentais para a melhora na avaliação da Capes. “Nós ampliamos as ações com foco na avaliação dos programas de pós-graduação com o software SciVal, que permite enxergar internamente os PPGs e comparar nossos programas com os de outras universidades e com outras pesquisas desenvolvidas no mundo, além de avaliar o peso e o impacto da nossa pesquisa. Utilizamos também os programas desenvolvidos pelo Departamento de Estatística. Com estes softwares, pudemos efetuar várias análises”, explicou.

AVALIAÇÃO – A Capes analisou 91 programas da Universidade de Brasília, sendo 79 acadêmicos e 12 profissionais. As notas variam de 1 a 7. Ao todo, 53% dos PPGs da UnB conquistaram índices entre 5 e 7. De 2017 a 2020, a Universidade destinou quase R$ 11 milhões em editais para a pesquisa e pós-graduação. Tais resultados foram possíveis graças a políticas institucionais envolvendo, além do Decanato de Pós-Graduação, os decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).