CASA CHEIA

Dezesseis técnicos e 28 professores foram acolhidos no último mês. E ainda vem aí a grande recepção aos 5.786 calouros de graduação e pós-graduação, com o evento #InspiraUnB, marcado para 15 de outubro

Novos professores foram recebidos em evento no auditório da Reitoria, em 9 de outubro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB 

 

A UnB recebeu, nesta quarta (9), 28 novos professores. A solenidade de boas-vindas aconteceu no auditório da Reitoria. Este foi o segundo evento de recepção a novos servidores em menos de um mês. Em 18 de setembro, 16 novos técnicos foram acolhidos à Universidade. Veja o registro da UnBTV ao fim da matéria.

 

“Vejo que este é um momento de esperança”, saudou a reitora Márcia Abrahão. “Vocês entram com muitas expectativas e esperança e a instituição também projeta um futuro olhando para a entrada de vocês com uma integração geracional, regional, interpessoal, política e acadêmica”, completou. “A UnB é uma universidade que tem uma história de luta e superação. A gente precisa de vocês para que a Universidade continue sendo uma das melhores da América Latina”, destacou.

 

A professora Maria Luiza Pinho, vice-presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), também destacou o passado de lutas da UnB aos recém-chegados. “Esta Universidade nasceu em um momento brasileiro de democracia e luta pelas reformas de base e, imediatamente do seu plano, foi abortada e atacada, dois anos depois. Se estamos aqui é porque, de fato, desde 1964, muitos lutaram e lutam para que a gente tenha uma universidade pública nesse país”, disse.

 

Ela destacou outros desafios enfrentados pela Universidade desde a sua criação. Entre eles, a disputa existente entre um projeto de país pautado pelo rentismo financeiro e outro projeto, popular e para os trabalhadores, que, segundo ela, permeia todo o discurso na Universidade, a pesquisa, o ensino e a extensão. “O exercício político sindical é extremamente rico para que a gente compreenda o sentido de sermos professores que pesquisam, ensinam, formam gerações e fazem extensão de um conhecimento que realmente transforme a sociedade.”

Os professores de Engenharia Florestal (EFL/FT), Juscelina Arcanjo, e de Medicina (FM), Felipe Cavalcanti, ingressam no corpo docente da UnB para seguir contribuindo com a produção de conhecimento. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB 

 

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Mendes Gomes, citou atividades de recepção aos docentes, entre elas, a palestra com o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Benny Schvarsberg, sobre a história da UnB; outra sobre o funcionamento da carreira docente; e mais uma para apresentar os diferentes decanatos, suas funções e atividades de gestão.

“A gente entende que o momento de entrada na Universidade é de expectativa tanto do docente quanto da instituição. Por isso, é importante que os novos professores tenham conhecimento da estrutura em que estão se inserido e não fiquem apenas naquele item específico das aulas que vão ministrar ou da pesquisa que vão querer fazer. Tenham uma noção do contexto, do conjunto da Universidade”, disse.

 

Entre os novos docentes que acompanharam a solenidade estava o paraibano Felipe Cavalcanti, aprovado para ocupar uma vaga de professor na Faculdade de Medicina (FM). “Sou médico e sempre quis seguir a carreira acadêmica e estou retornando à UnB um pouco com essa expectativa de voltar a contribuir com a produção do conhecimento”, disse.

Felipe foi professor substituto na UnB de 2018 a 2022. “É bem importante esse tipo de iniciativa de ambientação de servidores porque você vai integrando e, inclusive, é uma oportunidade de a gente conhecer professores de outras universidades. Acho que uma das coisas mais ricas que a gente tem nas universidades hoje é ainda essa possibilidade de conviver com diferentes disciplinas, de construir projetos conjuntos, então essa iniciativa é bem importante”, pontuou.

 

A mineira Juscelina Arcanjo, nova professora de Engenharia Florestal da Faculdade de Tecnologia (EFL/FT), também atuou como professora substituta antes da aprovação no concurso. “Acho que a Universidade é uma referência e nos dá, como docente, uma grande oportunidade de trabalhar e de realizar pesquisas. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Quis muito a UnB nestes últimos dois anos em que fiquei aqui e acredito que vou poder executar toda a minha pesquisa e trabalho de campo. Nós temos a Fazenda Água Limpa (FAL), que é um laboratório no campo para o Departamento de Engenharia Florestal, então acho que tem muita coisa boa vindo aí”, projetou.

O professor de Engenharia Elétrica (ENE/FT) José Oniram Limaverde Filho: “É uma emoção muito grande seguir na UnB que, para mim, é uma segunda casa praticamente”. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB 

 

O agora professor do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT) José Oniram Limaverde Filho espera entrelaçar ainda mais o vínculo entre indústria e pesquisa e poder seguir colaborando com a UnB. “Pra mim é uma emoção muito grande porque sou ex-aluno da UnB, formei em Engenharia Mecatrônica em 2012, então desde 2007 eu vivo a UnB, fiz mestrado e doutorado aqui na Universidade e fiquei cinco anos como pesquisador colaborador, então pra mim é uma emoção muito grande seguir aqui, que é a minha segunda casa praticamente.”

 

E TEM MAIS – Para completar o ciclo de boas-vindas, a Universidade se prepara para receber os calouros no #InspiraUnB, em 15 de outubro. Se juntam à imensa comunidade de estudantes da Universidade neste semestre 4.255 novos graduandos e 1.531 novos pós-graduandos.

O evento de abertura do 2º/2024 trará um bate papo com os medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Caio Bonfim, no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Haverá transmissão ao vivo polo canal da UnBTV no YouTube.

 

Técnicos foram recebidos em 18 de setembro, no auditório do CDT:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.