INFRAESTRUTURA

Espaço conta com mais de 5 mil metros quadrados, com salas de aula, ateliês, laboratório e um auditório para 96 pessoas

O novo edifício do IdA estava previsto no projeto original do campus Darcy Ribeiro. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

A Administração Superior da UnB entregou as chaves do novo edifício do Instituto de Artes (IdA), a Unidade de Ensino e Docência (UED-IdA). Previsto no projeto original da Universidade de Brasília como porta de entrada do campus Darcy Ribeiro, pela via L4 Norte (Asa Norte), o prédio tem mais de 5 mil metros quadrados e está equipado com auditório para 96 pessoas, laboratórios, ateliês e salas para aulas, orientações, reuniões e coordenação. O evento ocorreu na segunda-feira (19), no próprio edifício.

 

Durante a cerimônia, a reitora Rozana Naves ressaltou o significado da entrega para a comunidade acadêmica. “Esperamos que esse novo espaço possa entrar em plena operação e contribuir para uma história festiva do Instituto de Artes”, afirmou. “É para os estudantes que tudo isso converge. É para a formação de vocês e para sua atuação na sociedade que todos esses esforços são concentrados”, complementou

 

A reitora também lembrou a trajetória de expansão do instituto. “Os institutos cresceram, e o Instituto de Artes não é diferente. Ampliou cursos, vagas e turnos de funcionamento. É essencial modernizar a estrutura para oferecer melhores condições e atrair ainda mais estudantes”, disse.

 

A diretora do Instituto de Artes, professora Fátima Aparecida dos Santos, lembrou a longa luta da unidade por um espaço próprio. “Essa é a primeira vez que o IdA recebe, de fato, a chave de uma construção feita especialmente para o nosso instituto.” Ela destacou que a entrega representa um marco histórico. “Desde a sua encarnação anterior, o IdA ocupou almoxarifados da construção do campus Darcy Ribeiro. Nunca houve investimento direto da Universidade para construção de sede própria. Hoje temos um prédio seguro, auditado, com todas as etapas revisadas”, celebrou.

O vice-reitor Márcio Muniz; a diretora do IdA, Fátima Aparecida dos Santos; a reitora Rozana Naves; e o secretário de Infraestrutura, João Victor Barros. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Fátima agradeceu o trabalho conjunto das equipes administrativas e técnicas. “Cada etapa dessa construção se deu a partir de um comprometimento que talvez quem está de fora não consiga enxergar. Esse prédio é resultado de um trabalho silencioso, contínuo e dedicado, que incluiu desde captar recursos até garantir que tudo estivesse funcional: luz, água, cadeiras, acessibilidade”, disse.

 

A diretora também enfatizou o papel da arte no projeto universitário. “Que esse prédio demonstre que a Universidade reconhece a arte como parte essencial da produção de conhecimento. Agora, vem a etapa de ocupar, mobiliar e encher esse edifício de vida e de significação.”

 

INFRAESTRUTURA – O vice-reitor Márcio Muniz reforçou o desafio de manter e expandir a infraestrutura da UnB. “Receber um prédio novo é sempre uma grande alegria, mas também traz muitas responsabilidades. É preciso equipar, ocupar de forma justa e manter o espaço funcionando adequadamente.” Ele explicou que, após a inauguração simbólica em 2024, o prédio passou por diversos serviços. “Faltavam água, ar-condicionado, jardinagem. Foi necessário um esforço grande e competente para concluir a estrutura e entregá-la à comunidade”, detalhou.

 

Embora tenha sido inaugurado simbolicamente em setembro de 2024, o prédio ainda passava por acabamento e não estava apto a receber a comunidade universitária. A entrega formal das chaves marca a conclusão e a disponibilidade integral do espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Com investimento total de R$ 22.427.554,32, o edifício reúne dez salas de aula, centro acadêmico, empresa júnior, dois laboratórios de informática, duas salas de reunião, secretarias, salas de estudo, elevadores e outros recursos que garantem acessibilidade e funcionalidade.

 

O Instituto de Artes é composto por quatro departamentos (Artes Cênicas, Artes Visuais, Design e Música) que ofertam 17 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, e cinco programas de pós-graduação. A unidade reúne cerca de 2,4 mil estudantes, 129 docentes, 29 técnicas e técnicos administrativos, três técnicos músicos, dois técnicos gráficos e um técnico de som.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.