Um dia comum, final de semestre. Os alunos estão em peso estudando na Biblioteca Central (BCE) da UnB, no campus Darcy Ribeiro. No estacionamento, homens param um carro atrás de outro e iniciam uma ação suspeita. Em cerca de 40 segundos, fogem levando os dois veículos. A cena foi capturada pelas câmeras de vigilância da Universidade.
O furto de itens de patrimônio e bens de usuários em geral lidera a lista de ocorrências registradas na instituição. Também aparecem nos registros tráfico de substâncias ilícitas e depredação do patrimônio público. “Nós estamos de olho no que está acontecendo na Universidade e lutamos contra isso. Desse furto ocorrido na BCE, por exemplo, tiramos como lição o que fazer para evitar outros crimes no futuro”, afirma o prefeito do Campus, Valdeci Reis.
Entre as ferramentas de que a UnB dispõe para combater os problemas no campus Darcy Ribeiro está o aplicativo UnB Alerta. O serviço busca dar agilidade e facilidade de comunicação a servidores, estudantes e demais participantes da vida universitária. Os resultados já têm aparecido. Na primeira quinzena de novembro, de seis tentativas de roubos a carros, a equipe de segurança conseguiu impedir cinco. O carro roubado foi recuperado.
No próximo semestre estão previstas a compra e instalação de 350 novas câmeras de segurança e a criação de corredores de iluminação, com cem novos postes de luz e a substituição imediata das lâmpadas queimadas. A aquisição de drones para monitoramento do campus está em avaliação. No momento, a UnB conta com 206 vigilantes de empresas privadas, 108 vigilantes do quadro efetivo e 406 porteiros. Para o início de 2018, a ideia é repensar os locais de trabalho e reorganizar os trabalhadores da segurança.
ALERTA MÁXIMO – O aplicativo UnB Alerta – conectado diretamente com a Diretoria de Segurança (Diseg) da Prefeitura do Campus (PRC) – está disponível para a plataforma Android e pode ser acessado por navegadores. Para isso, basta visitar a página ou instalar o programa e se cadastrar. Qualquer integrante da comunidade acadêmica pode criar o acesso. As denúncias são feitas no próprio ambiente virtual, sempre de maneira referencial.
O usuário pode identificar o local onde ocorreu o delito no mapa da Universidade, sem necessidade de saber o endereço detalhado. Além disso, é possível anexar imagens e vídeos na plataforma. Um dos principais objetivos do UnB Alerta é oferecer integração à comunidade. Cada pessoa pode cadastrar até três placas de veículos. O usuário cadastrado que esquecer o carro com janelas abertas, por exemplo, será avisado pela equipe por meio de mensagem.
“A participação da comunidade neste nível de entrosamento com nossos profissionais de segurança é fundamental para fazer uma Universidade mais integrada e segura", observa o prefeito Valdeci Reis. "Para nós, cada membro da comunidade deve ser visto como parceiro para a promoção da segurança", acrescenta.
Estima-se que, a cada semana de semestre letivo, mais de uma centena de denúncias sejam encaminhadas pelo aplicativo. O UnBAlerta opera 24 horas por dia. As denúncias chegam a funcionários da segurança e, a partir daí, são encaminhadas a uma equipe externa para averiguação.
“Quanto mais pessoas aderem ao serviço, melhor nossa segurança interna funciona”, reforça o servidor da Diseg Maurício Sabino, responsável pela gestão das denúncias. “O registro das ocorrências é necessário porque impacta na elaboração de estatísticas, por meio das quais novas formas de ação podem ser desenvolvidas”, garante.
“O que nós mais precisamos é de uma nova proposta de segurança pública, porque não pode caber apenas à UnB zelar pelo que acontece em um espaço que é público, de todos. Para isso, temos nos reunido frequentemente com a Secretaria de Segurança Pública do DF, para traçar novos planos”, complementa o prefeito.
*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.