FACILIDADES

Ação faz parte de projeto maior, o Repositório de Iniciativas da Sociedade Civil Contra a Pandemia

Projeto mapeia iniciativas de combate à Covid-19 no DF. Arte: Reprodução.
Grupo de pesquisa mapeia iniciativas de combate à covid-19 no DF. Imagem: Reprodução

Grupos, indivíduos e organizações que estejam envolvidos em ações de combate à covid-19 podem incluir sua iniciativa no mapa colaborativo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Repensando a Relação entre Sociedade e Estado (RESOCIE) do Instituto de Ciência Política (Ipol) da UnB.

O mapa faz parte de uma ação mais ampla, de monitoramento das respostas da sociedade civil à pandemia no novo coronavírus em todo o Brasil: o Repositório de Iniciativas da Sociedade Civil Contra a Pandemia, que reúne pesquisas, propostas de políticas públicas, opiniões e análises sobre a crise em saúde pública, além do levantamento de mobilizações em todo o país.

“Tínhamos visto pouca coisa do Distrito Federal e notamos que outras cidades criaram mapas em que as organizações podiam marcar os seus projetos. Decidimos criar este estilo de mapa aqui para o DF, porque é uma maneira de dar mais visibilidade e facilitar a busca para pessoas que querem ajudar iniciativas em curso, explica a professora do lpol/UnB Rebecca Abers, integrante do projeto.

Até o momento, cerca de 40 organizações do Distrito Federal já inseriram seu ponto no mapa. Para se cadastrar, basta preencher um formulário disponível no site do Resocie.

“Além de ser um espaço em que as pessoas podem procurar organizações para doar, o que torna essas iniciativas mais conhecidas, pesquisadores passam a saber mais acerca do que está acontecendo e o poder público também pode acessar essa malha de entidades que estão atuando na pandemia”, finaliza Rebecca.

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno às atividades acadêmicas em modo remoto

>> Estudo analisa a qualidade de vida de recuperados da covid-19

>> Pesquisa lança a luz sobre a relação da covid-19 com os diversos climas encontrados no Brasil

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação