JUBS 2023

Jogos universitários têm início oficialmente em Joinville, reconhecida por lei como a capital nacional da dança

Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), esteve repleto para abertura oficial dos JUBs 2023. Foto: José Ricardo Monteiro/Deac

A maior festa do esporte universitário no Brasil começou oficialmente. Milhares de atletas e aficionados encheram as instalações do complexo Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), na noite desta segunda-feira (9), para a abertura da 71º edição do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Além do tradicional desfile das delegações e dos discursos de autoridades, o momento inaugural foi marcado por apresentações artísticas ao melhor estilo da Capital Nacional da Dança. A cidade catarinense recebeu tal designação em lei federal sancionada em 2016. O município promove anualmente o maior festival de dança do mundo e é o único fora da Rússia a sediar uma escola do Balé Bolshoi.

Para abrir os JUBs, o clássico esteve representado por meninas bailarinas com as placas das delegações. Já o popular tomou conta do palco principal com apresentações de bumba meu boi e samba. O ritmo e as cores contagiaram o público e os atletas, inclusive os da Universidade de Brasília, que prestigiaram a cerimônia.

>> Veja os belos registros do fotógrafo Saulo Cruz

Katrielen Avelar e Wesley Sousa com a bandeira do Distrito Federal. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

“Sempre quis ter a oportunidade de participar e saber como eram os JUBs. A adrenalina está lá no alto”, disse o estudante de educação física da UnB Wesley Sousa, voluntário dos jogos. Ele, que é ex-atleta de futebol, ostentava a bandeira do DF ao lado da judoca e aluna de direito da Upis Katrielen Avelar.

A empolgação foi compartilhada com a representante do cheerleading Eduarda Fernandes. “Quero participar e viver esses momentos várias outras vezes”, disse ela, que cursa Educação Física e é técnica de enfermagem.

DISCURSOS E INÍCIO DO XADREZ – A primeira autoridade a falar ao público foi o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral. Ele destacou o empenho de Joinville em receber os JUBs e agradeceu a cada um dos colaboradores da organização do evento. Na sequência, o presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), o suíço Leons Eder, afirmou que os atletas presentes eram “os melhores embaixadores do esporte” e se disse “muito orgulhoso” dos participantes.

Ygor Almeida, representante da UnB, duela no xadrez contra Ricardo Guimarães, da Universidade Federal da Bahia. Foto: José Ricardo Monteiro/Deac

Após as falas, houve o juramento dos atletas, pronunciado pelo heptacampeão universitário de vôlei André Luis Tiepo. A fala foi realizada perto da bandeira nacional carregada pelo nadador olímpico joinvillense Eduardo Fischer. A tocha que acendeu a pira olímpica foi conduzida pela mesatenista local Lhays Stolarski, que participou do mundial universitário na China.

Horas antes da abertura, os JUBs já estavam em disputa com o xadrez. Ricardo Guimarães, da Universidade Federal da Bahia, venceu Ygor Almeida, representante da UnB. O brasiliense volta à disputa para a segunda rodada nesta terça-feira contra Ângelo Castilho da Universidade Federal da Grande Dourados. O dia também será marcado pelas estreias do handebol feminino e masculino, do cheerleading e dos jogos eletrônicos.

Saiba mais sobre a UnB nos JUBs. Conheça os atletas da UnB nos jogos.