JUBS 2023

Nesta segunda-feira (16), estudantes-atletas trouxeram vitórias no basquete, no tênis e no tênis de mesa

Basquete feminino abriu o primeiro dia da última semana do JUBs 2023 com vitória para a UnB. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Os resultados na retomada para a semana final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Joinville foram promissores para a delegação da Universidade de Brasília. O time feminino de basquete garantiu a primeira vitória desta segunda-feira (16). Em seguida, foi a vez de Gabriel Bitar e Guilherme Pereira superarem seus desafios no tênis. Para completar o dia favorável, quatro atletas do tênis de mesa avançaram às fases eliminatórias.

O basquete feminino da UnB fez jogo equilibrado logo pela manhã, no ginásio Abel Schulz, contra a Universidade Vila Velha, na terceira divisão da modalidade. Depois de vencer os dois primeiros quartos – 23 a 19 no intervalo –, a equipe de Brasília viu as adversárias reagirem e liderarem o placar já no meio do terceiro quarto. Após pedidos de tempo e mexidas táticas, as brasilienses recuperaram a força e construíram a vitória por 40 a 33.

“Percebemos que elas mudaram a marcação individual por pressão para marcar por zona. Fizemos essa leitura e nos adaptamos. No basquete, o jogo é sempre atuação do ataque sobre a defesa”, analisa a cestinha do jogo, com 21 pontos, Gabi Sena. Entusiasmada com a primeira participação nos JUBs, a estudante de Jornalismo projeta mais vitórias pela frente. “Nosso objetivo é jogar a segunda divisão no ano que vem”, diz. Para alcançar o objetivo, é preciso chegar à final da competição.

Guilherme Pereira, das Ciências Biológicas, venceu bem em estreia tranquila no tênis. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

TÊNIS – Primeiro tenista a entrar em quadra pela UnB, Gabriel Resende venceu o tocantinense Davi Cruz, da Unitins, por dois sets a um (6/4, 2/6 e 10/6).

“Estou muito satisfeito. Queria vencer ao menos um jogo neste que é o meu primeiro torneio. Saio feliz por representar bem a Universidade que tanto gosto”, diz o estudante de Letras Japonês, que encerrou o jogo perto de meio-dia no Joinville Tênis Clube.

Algumas horas depois, Guilherme Pereira, das Ciências Biológicas, fez estreia mais tranquila: 6/0 e 6/1 contra Gustavo Batista, da Universidade Estadual de Goiás. Irmã de Gabriel, a futura arquiteta Fabiana Resende estreia na chave feminina nesta terça-feira contra Eulalya Souza, da Universidade Católica de Brasília. A atleta da UnB ainda compete nas duplas mistas ao lado do irmão.

TÊNIS DE MESA – Responsável pelos oito mesa-tenistas do Distrito Federal nos JUBs, a equipe da UnB comemorou triunfos e classificações sem lamentar derrotas. “O nível está muito alto. São 57 meninas inscritas”, avalia a estudante de Biblioteconomia e atleta Isabela Neiva. “Quero me divertir e jogar sem pressão”, garante ela, que, mesmo derrotada na primeira rodada, avançou de fase pela ausência de uma das relacionadas em sua chave.

Isabela Neiva, da Biblioteconomia, colocou a diversão em primeiro lugar e avançou no tênis de mesa. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

O mesmo aconteceu com Giselle Kelly Nascimento, que avançou apesar de um resultado negativo. Ana Clara Sena também se classificou ao vencer dois de três jogos. Gabriel Monteiro conseguiu vaga com uma vitória e uma derrota.

Ana Carolina dos Santos terminou eliminada após duas derrotas, situação idêntica à dos representantes do masculino Brayan Betancourth, Ismael Rocha e Warley Santos. Todos os atletas voltam a competir nesta terça (17) em duplas mistas. A fase final das individuais está programa para quarta-feira (18).

ELETRÔNICOS – O Counter Strike G.O., jogo de estratégia e tiro, abriu a segunda semana das modalidades eletrônicas. O time formado por Fábio Valentim, Marcelo Santiago, Pablo Oliveira, Pedro Venzi e Thiago Giffoni perdeu para os favoritos locais da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe agora tem de vencer os outros dois jogos da noite desta segunda-feira para alcançar a fase final. A disputa na semana segue com os games Counter Strike G.O., League of Legends e Valorant.

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a participação da UnB nos JUBs 2023.