JUBS 2023

Arthur Garcia, da Engenharia de Software, superou adversidade para conquistar o bronze. Dia também foi de vitórias no handebol feminino e nos esportes eletrônicos

Deu bronze! O judoca Arthur Garcia, da Engenharia de Software, conquistou na raça a primeira medalha para a UnB nos JUBs 2023. Foto: Lucas Rodrigues/Fesu-DF

Foi na raça e no coração. O estudante de Engenharia de Software Arthur Garcia precisou derrubar três adversários e deixar de lado uma crise de dor de garganta para garantir a primeira medalha da Universidade de Brasília nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023. A conquista do bronze no judô veio na manhã desta quarta-feira (11), após um wazari, o segundo golpe mais importante da arte marcial, no fim da luta contra Juan Bispo, de Santa Catarina, que contava com o apoio da torcida em Joinville.

“Tem um sabor especial. Foi na garra e, apesar da garganta, no grito”, disse, ainda exausto, o estudante da UnB, que havia deixado a medalha escapar nos JUBs do ano passado. Para mudar a história desta vez, o judoca meio-pesado (até 100kg) finalizou com ippon a estreia contra Rafael Torres, de Tocantins, e a repescagem contra José Viegas, do Rio de Janeiro. Foi derrotado uma única vez, na segunda rodada em penalidade no golden score – prorrogação aos cinco minutos tradicionais – contra o representante de Minas Gerais, William Souza Jr..

Apesar da superação, o judoca se despede dos jogos com a sensação de que poderia ter ido mais longe. “A questão de saúde atrapalhou muito. Não durmo direito há cinco dias”, conta ele, que precisou de atendimento médico na chegada a Joinville e recebeu tratamento com antibiótico. “Quero voltar para Brasília antes e procurar um hospital perto de casa”, afirma o agora medalhista universitário.

HANDEBOL 100% – O handebol feminino conquistou nesta quarta-feira a segunda vitória seguida e encaminhou vaga à semifinal da segunda divisão. A equipe venceu a Unifap, do Amapá, por 33 a 14, com direito a 9 gols da aluna de Psicologia Isadora Peixoto Alves. O último jogo da equipe na fase classificação é contra as piauienses da Uninassau, apontadas como as adversárias mais fortes desta etapa.

O time masculino da UnB construiu história diferente e já não tem mais chance de classificação. Os meninos perderam o segundo jogo na competição, desta vez por 27 a 17 contra os catarinenses da Univali. Eles voltam a quadra para se despedir dos JUBs nesta quinta-feira (12) à tarde contra a UniRV, de Goiás.

ELETRÔNICOS – Maycon Rios garantiu vaga na semifinal do futebol eletrônico. O estudante de Química Tecnológica começou a tarde com derrota por 2 a 0 contra Edval Neto, da Uninorte do Acre, mas se reabilitou em seguida com uma goleada por 6 a 1 contra Breno Sayão, da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele terminou a fase de classificação na primeira posição do grupo B e busca vaga na final em dois jogos a serem disputados nesta quinta.

João Lucas Ramos, da Engenharia de Software, representa a UnB no Clash Royale. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Com problemas técnicos de internet, a rodada de Clash Royale de João Lucas Ramos ainda não havia sido concluída até a publicação do texto. Na área de disputa das modalidades eletrônicas no boulevard dos atletas, ele se mostrava confiante. “Me preparei bem e estou tranquilo, mesmo sabendo da qualidade dos adversários”, afirmou. João estuda Engenharia de Software e joga o game de batalha há cinco anos.

Na outra modalidade eletrônica disputada na primeira semana dos JUBs, o Free Fire, a equipe da UnB terminou eliminada com uma vitória em quatro partidas.

CHEERLEADING – A quarta-feira marcou ainda a estreia do Cheerleading. A UnB é uma das favoritas às medalhas da modalidade com mais plasticidade dos jogos. As apresentações das equipes são tradicionalmente à noite e os brasilienses serão os últimos a performar no Expoville. As notas dos três dias das coreografias serão publicadas nos próximos textos da cobertura especial dos jogos direto de Joinville.

Acompanhe o compilado das coberturas nos JUBs 2023 clicando na imagem abaixo.