JUBS 2023

Maycon Rios, estudante de Química, trouxe o primeiro ouro para a Universidade nos jogos de Joinville. Handebol feminino faz final neste sábado

O ouro veio! Maycon Rios, da Química Tecnológica, venceu bem nas finais de Fifa 23 e colocou a UnB no lugar mais alto do pódio nos JUBs. Foto: Gabriel Costa/Fesu-DF

Duas vitórias incontestáveis garantiram a medalha mais desejada do futebol eletrônico dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2023) ao estudante de Química Tecnológica Maycon Rios. Com o boulevard dos atletas lotado e barulhento, o atleta da UnB venceu os confrontos finais, na tarde desta sexta-feira (13), contra Edival Neto, da Uninorte do Acre, por 3 a 0 e 3 a 1. Essa é a segunda medalha da delegação da Universidade de Brasília na maior competição esportiva universitária do país, que segue até o dia 21 deste mês em Joinville (SC).

“É espetacular conquistar esse título e representar a UnB, uma das melhores universidades do Brasil, nos JUBs”, comemora Maycon. Depois de reforçar os constantes elogios ao nível técnico dos adversários, ele agradeceu o apoio da torcida e disse que mesmo com os fones de ouvido era possível ouvir os gritos de apoio que ecoavam no maior palco dos JUBs deste ano. “Por tudo que aconteceu, só posso dizer que essa foi uma experiência incrível.”

Maycon é membro do clube de jogos eletrônicos Green Owls da UnB, que já comemora a conquista no Fifa 23 nas mídias sociais. Os representantes da Universidade nos dois outros e-sports disputados na primeira semana de JUBs, Clash Royale e Free Fire, não conseguiram chegar às fases finais. A partir de segunda-feira (16) outros três games entram em disputa: Counter Strike G.O., League of Legends e Valorant.

HANDEBOL FINALISTA – Em outro momento decisivo da tarde, o time de handebol feminino da UnB venceu a UniAteneu, do Ceará, por 32 a 26 e está classificado para a final da segunda divisão da modalidade. A participação na finalíssima já garante o acesso à divisão principal para o Distrito Federal em 2024. A luta pelo ouro será neste sábado (14) contra a Uninassau da Paraíba, que, assim como a UnB, chega invicta ao confronto.

Handebol masculino fechou sua participação com vitória e se garantiu na primeira divisão. Foto: Lucas Rodrigues/Fesu-DF

O time masculino se despediu com vitória e com a permanência na primeira divisão assegurada para o DF. Nesta sexta-feira, a equipe da UnB venceu a Universidade Nilton Lins, do Amazonas, por 24 a 22. Foi a segunda vitória em quatro jogos.

MAIS RESULTADOS – O favoritismo do Cheerleading da UnB não foi convertido no resultado esperado. Após erros de execução nas apresentações de quinta e sexta-feira, a equipe bicampeã dos JUBs terminou na quarta posição do Team Cheer, a categoria com mais movimentos e apelo visual, e na oitava colocação no Stunt, em que a performance é abreviada e tem formação enxuta. “Precisamos entender que não é só na UnB que o Cheer está crescendo. As outras equipes também estão na luta e têm evoluído muito”, reflete o atleta Rafael Galvão sobre as lições a serem aprendidas em Joinville.

O enxadrista Ygor Almeida terminou a participação nos JUBs na 24ª posição entre 41 atletas. Após vencer três de seis jogos, ele e os demais atletas da UnB, exceto as finalistas do handebol, retornam para Brasília ainda nesta sexta-feira.

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a participação da UnB nos JUBs 2023.