JUBS 2023

Time vence com autoridade e dá passo decisivo para a última etapa antes de possível decisão. Equipe de jogo eletrônico também se classifica à semi

Iandara Santana, a Dara, é estudante de Jornalismo e ala-armadora do time feminino de basquete que representa a UnB nos JUBs 2023. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Em encontro entre federais, a de Brasília venceu a do Piauí por 45 a 24 pela segunda rodada da fase de grupos do basquete feminino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023. A vitória da manhã desta terça-feira (17), no ginásio Abel Schulz, em Joinville (SC), foi a segunda da UnB em dois jogos disputados. Um triunfo contra a federal do Acre nesta quarta-feira (18) sela a vaga do time na primeira colocação do grupo A e assegura vaga na semifinal, fase que, além de vaga na decisão, garante acesso à segunda divisão para o Distrito Federal nos jogos do ano que vem.

“Hoje jogamos com mais tranquilidade e tivemos a vantagem de contar com orientação dos técnicos”, afirma a ala-armadora Iandara Santana, a Dara. A estudante de Jornalismo faz menção à presença do treinador Rodrigo Andrade, que acompanha a equipe masculina da Anhanguera, e do ex-jogador Jamir Garcez, integrante da comissão da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu). Eles apoiaram o técnico oficial do time nos JUBs, Eduardo Clemente, cuja primeira especialidade é a natação.

A participação dos treinadores, analisa Dara, foi determinante para ajustes na defesa e, em especial, para organizar as substituições. “Melhorou tudo. Facilitou a comunicação de um grupo que se conhece pouco e ajudou no entendimento do que precisávamos fazer para vencer o jogo”, diz a estudante. Os reforços extra-quadra estão garantidos para o confronto contra a Universidade Federal do Acre.

ELETRÔNICOS – Quem também está na semifinal é a equipe do game Counter Strike G.O.. O time de Fábio Valentim, Marcelo Santiago, Pablo Oliveira, Pedro Venzi e Thiago Giffoni venceu duas de três partidas do jogo de tiro e garantiu vaga para a última etapa antes de uma esperada disputa pelo ouro. O duelo na semi está agendado para quinta (19) e a possível final ocorre na sexta-feira (20).

Já a equipe de League of Legends acabou eliminada. O time composto por André Modesto, Arthur Lopes, Gustavo Minari, Kauã Souza e Mateus Barbosa foi superado em dois dos três jogos da primeira fase e não tem mais chances de medalha. Na manhã desta quarta (18), começa a disputa do Valorant, jogo eletrônico por equipe que também conta com a presença da UnB.

TÊNIS – A manhã de quarta marcou a despedida das quatro duplas mistas de tênis de mesa da UnB ainda na fase de grupos dos JUBs. Na quinta, quatro dos atletas – Ana Clara Sena, Gabriel Monteiro, Giselle Kelly Nascimento e Isabela Neiva – seguem na disputa em fase eliminatória.

Fabiana Resende, da Arquitetura, representou a UnB no tênis individual e em duplas, ao lado do irmão Gabriel Resende, de Letras Japonês. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Também pela manhã, Gabriel Resende e Guilherme Pereira foram eliminados nas oitavas de final do tênis masculino. Eles perderam, respectivamente, para Renan Xavier, da Unit de Sergipe (6/0, 6/0), e Guilherme Rocha, da Unioeste do Paraná (6/1, 6/3). Já no fim da tarde, Fabiana Resende estreou com derrota por duplo 6/4 na chave de simples e foi eliminada por Eulalya Souza, da Universidade Católica de Brasília.

Os três ainda voltam às quadras do Joinville Tênis Clube nesta terça-feira para jogos de duplas masculinas e mistas. Nessa última, Fabiana faz dupla com o irmão, Gabriel. “Eu me surpreendi com o nível do torneio. Não que eu tenha subestimado os JUBs, mas está bem acima do que eu imaginava. Saio feliz e me diverti em quadra”, afirma Guilherme Pereira, que só lamentou não ter treinado como desejava. “Queria ter treinado mais e conciliado melhor as rotinas com os estudos.”

ARTES MARCIAIS – A busca por medalhas no karatê começa nesta quarta (18) e segue até sexta-feira (20). Anna Cabral, de Letras, Fernanda Carvalho, da Medicina, e Jaqueline Pereira, da Educação Física, são as representantes da UnB na modalidade. A arte marcial terá disputas de combate (kumite) e de demonstração de técnica (kata).

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a participação da UnB nos JUBs 2023.