GRADUAÇÃO

Novas regras aprovadas pelo Cepe em 2021 já estão valendo. Ao todo, são ofertadas quase 2 mil vagas, com inscrições até 13 de fevereiro

Estudantes devem se atentar aos requisitos que cada opção possui e se há vagas para o curso almejado. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

Entrou no ar nesta sexta-feira (4) novo edital com oportunidades de Dupla Diplomação e de Mudança de Curso. As inscrições vão até 13 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente por peticionamento eletrônico, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Promovido pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), o edital traz as mudanças estabelecidas na resolução 0126/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovada no final de novembro de 2021.

 

>> Acesse o edital na página da SAA

 

Antes da resolução, a dupla diplomação era prevista para cursos que ofereciam bacharelado e licenciatura. Agora, os estudantes podem optar pelo segundo diploma para qualquer outro curso, desde que tenham cumprido um requisito mínimo – ter cursado pelo menos 70% da carga horária da graduação pretendida.

 

Estão sendo ofertadas quase 2 mil vagas, 70% são destinadas à Mudança de Curso e 30% à Dupla Diplomação. “No tempo em que estou na Universidade de Brasília, nunca tinha visto um edital de Mudança de Curso ou de Dupla Diplomação com a quantidade de vagas ofertadas neste semestre”, destaca Henrique Melo, diretor da SAA. “Sempre há uma expectativa muito grande para o edital de Mudança de Curso e de Dupla Diplomação. Acredito que conseguiremos preencher as vagas”, diz Daniel Alves, coordenador na SAA.

 

DETALHES – Para solicitar a dupla diplomação é necessário ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 3,0 (três) e ser provável formando no 2º/2021. Neste caso, o estudante deve estar matriculado em todos os componentes curriculares que faltam para integralizar o curso atual. O contemplado perderá o direito à vaga se reprovar em alguma disciplina e o próximo classificado será convocado.

 

Em relação à mudança de curso, o interessado precisa ter integralizado as disciplinas obrigatórias dos dois primeiros semestres do fluxo do curso de origem; ter concluído pelo menos 360 horas, obrigatórias ou optativas, do curso pretendido; e dispor da certificação em Prova de Habilidade Específica – nos cursos que a exigem como condição de ingresso.

 

O edital abarca vagas remanescentes da Universidade, ou seja, aquelas que não foram preenchidas nos processos primários de ingresso – vestibulares, Programa de Avaliação Seriada (PAS) e notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em processo seletivo próprio da Universidade.

 

Os critérios de classificação e de desempate podem ser acessados no edital, assim como as vagas disponíveis para cada curso. O resultado deve ser divulgado no site da SAA até o dia 11 de março. As vagas não ocupadas nestes processos internos serão ofertadas para o público externo, na proporção de 70% para Transferência Facultativa e 30% para Portadores de Diploma de Curso Superior. A partir de agora, o ingresso para estas modalidades passa a acontecer semestralmente, e não mais anualmente, conforme a redação trazida pela resolução 0126/2021 do Cepe.

 

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Nova direção da Faculdade de Educação Física toma posse

>> Aplicativo auxilia agricultores na restauração do Cerrado

>> Docentes podem concorrer a bolsas de pós-doc do Grupo Tordesilhas

>> Pesquisa da UnB mostra alta prevalência de covid-19 entre internos da Papuda

>> Debate aborda desafios e perspectivas para efetivar cotas a pessoas trans na UnB

>> UnB amplia exigência do comprovante de vacinação contra covid-19

>> UnB é parceira em projeto para elaborar mural com pinturas sobre Ulysses, romance de James Joyce

>> Universidade vai construir novo prédio para a FAV

>> Reitora propõe ampliar exigência do comprovante de vacinação

>> Mercedes Bustamante estudantes a pensarem a ciência como essencial para compreensão do mundo

>> Conheça as propostas selecionadas para a segunda fase da Hackatona de inovação em saúde

>> UnB investe mais R$ 30 milhões no combate à pandemia

>> Administração superior tira dúvidas de calouros

>> Semestre letivo inicia com retomada gradual da presencialidade

>> UnB está preparada para a volta gradual e segura

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.