GESTÃO

Comunidade apresentou demandas principais e ouviu representantes da Reitoria

Ao lado da diretora da FCI, Elmira Simeão, a reitora Márcia Abrahão ouviu membros da comunidade local. Foto: Secom UnB

Professores, técnicos e estudantes da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB receberam, nesta sexta-feira (11), a visita de representantes da administração para falar sobre as principais demandas da unidade. No encontro, foram discutidos, entre outros assuntos, limitações de espaço físico e apoio a projetos de extensão liderados pela faculdade. “Umas das nossas maiores preocupações diz respeito às instalações da FCI. Em 2004, o atual espaço já era insuficiente; hoje, com 1.062 alunos, é ainda mais”, registrou a diretora da unidade, Elmira Simeão.

A servidora técnica Juliana Mendes lembrou das dificuldades de a unidade funcionar em um prédio tombado do campus Darcy Ribeiro. “Não podemos, por exemplo, retirar o forro do teto, e muitas pessoas sofrem com a poeira que se acumula ali”, pontuou. A FCI está instalada junto à Biblioteca Central (BCE). Um novo prédio para a unidade está previsto na lista de obras aprovada pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB, no ano passado.

“Nós sabemos das dificuldades. Infelizmente, não estamos em um momento de grande repasse de recursos para investimentos, como houve quando eu era decana de Ensino de Graduação, à época do Reuni. Essa janela, com alto volume de recursos, voltou a se repetir em 2013, 2014, mas não é o que acontece atualmente”, disse a reitora Márcia Abrahão. Neste ano, a verba de investimento repassada pelo Ministério da Educação (MEC) à UnB é de R$ 8,2 milhões, 85% menor do que em 2016.

A reitora aproveitou a reunião na FCI para dar um panorama sobre as ações da administração desde o início de seu mandato. “Mesmo com as dificuldades orçamentárias, aumentamos os repasses para as unidades acadêmicas, em média, em 20%”, lembrou. Ela também falou sobre a aprovação do primeiro plano de internacionalização da UnB e sobre o ingresso da Universidade no ranking das melhores instituições de ensino de países emergentes, segundo levantamento do Times Higher Education (THE).

EXTENSÃO – Durante a reunião, responsáveis por dois projetos de extensão da FCI na Cidade Estrutural puderam falar sobre a importância da parceria com a UnB. “Queremos pedir para que as atividades do polo de extensão sigam ocorrendo dentro da nossa comunidade”, disse Maria Abadia, líder local e responsável pela biblioteca comunitária Catando Palavras.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, ressaltou que, no último ano, mais que dobrou a quantidade de projetos institucionalizados naquela região. “No último edital, contemplamos várias iniciativas do polo, e 14% delas são da FCI”, disse.

Segundo Olgamir, a Universidade segue em diálogo com o poder público para a obtenção de um espaço para o polo dentro da Estrutural. “Todos os locais indicados pela comunidade até agora têm dono, e estamos negociando com esses donos. Por enquanto, realizamos as atividades no prédio do Instituto Federal de Brasília, que abriga uma série de outros projetos.”

As visitas às unidades acadêmicas são uma iniciativa da atual administração da UnB para se aproximar da comunidade e ouvir, in loco, as principais demandas. A próxima reunião deve ocorrer na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).