TRAJETÓRIA RECONHECIDA

Profissional atuante há 37 anos na capital recebeu título de Cidadã Honorária, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal

Marcia Abrahão destacou que Ana Dubeux abre espaço para que todos escrevam sobre Brasília no Correio Braziliense. Foto: Minervino Júnior/Correio Braziliense

A reitora Márcia Abrahão foi uma das convidadas para compor a mesa de honra de cerimônia em homenagem a Ana Dubeux, diretora de redação do jornal Correio Braziliense. A proposta de outorga do título de Cidadã Honorária tem autoria da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (19), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), e contou com a presença de jornalistas e autoridades públicas do DF.

“Nós temos na Ana Dubeux uma referência para a nossa cidade. Uma pessoa apaixonada por Brasília. É um exemplo para todas nós mulheres e uma jornalista que faz do Correio Braziliense uma escola para os nossos estudantes da Universidade de Brasília. Para nós, é um exemplo de jornalismo: jornalismo sério e que abre o espaço do Correio para diversos olhares”, afirmou a reitora durante a cerimônia. Márcia Abrahão fez referência aos ex-alunos e professores da UnB presentes na cerimônia que atuam no Correio ou que já passaram pela redação do jornal.

Durante a sessão, foi lida uma carta endereçada pelo ex-presidente da República José Sarney a Ana Dubeux, saudando-a como uma das maiores jornalistas do Brasil e “dona de um estilo notável, claro, brilhante e objetivo”. A homenagem que, segundo a deputada Paula Belmonte, reconhece o esforço da jornalista em “oferecer informações importantes e de qualidade” a toda população do Distrito Federal foi composta por mensagens em vídeo de amigos, ex-colegas de trabalho, familiares e uma antiga professora da jornalista.

“Quando cai o final da tarde em Brasília, a redação do Correio Braziliense entra em transe, fervilha até a meia-noite para o fechamento da edição do dia seguinte. Ao cair da noite, Ana Dubeux é a estrela-dalva da imprensa de Brasília”, definiu o jornalista Silvestre Gorgulho, que conduziu a cerimônia.

Jornalista há 41 anos, Dubeux iniciou a carreira em Pernambuco. Em Brasília, participou de importantes momentos políticos, como a cobertura da criação da Lei Orgânica do DF, em 1993. “Brasília me deu tudo: grandes amigos, uma família e me deu dignidade. A minha cidade é um espetáculo, mas hoje eu vou dividir o meu coração com a cidade que me adotou”, disse emocionada, ao lado da neta Liz.