Na quinta-feira (16), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, durante sua 687ª reunião, o Plano de Internacionalização da Universidade de Brasília 2025-2030 – Inovação, justiça socioambiental, equidade e transformação digital em um mundo conectado.
O plano inclui dez objetivos, entre eles: integrar a internacionalização à missão institucional; ampliar a cooperação Sul-Sul e a participação em redes e consórcios internacionais; expandir a mobilidade acadêmica e profissional de forma inclusiva e sustentável; estimular a transformação digital da internacionalização com tecnologias educacionais; e promover a internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão por meio de currículos globais, programas multilíngues e projetos interdisciplinares focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O decano de Pós-Graduação, Roberto Goulart Menezes, frisou as cinco diretrizes de gestão do plano: sustentabilidade e objetivos de desenvolvimento sustentável, redes colaborativas e parcerias estratégicas, mobilidade e experiências internacionais, multilinguismo e interculturalidade e a transformação digital e inteligência artificial.
Além disso, foi apresentada a proposta institucional a ser submetida no edital Capes Global. A Universidade tem cinco temas relacionados aos ODS: Justiça, democracia, direitos humanos, desenvolvimento e redução das desigualdades; Biomas: desenvolvimento sustentável e nexo entre as seguranças alimentar, hídrica, energética e climática; Inovação translacional em saúde, base moleculares, biodiversidade e tecnologias avançadas; Educação, cultura, equidade de gênero, antirracismo e formação docente; Inovação científica e tecnológica para sistemas de produção resilientes e inclusivos. A UnB também está associada a outras universidades.
INFORMES — A reitora Rozana Naves destacou a assinatura de acordo de cooperação com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com foco na aproximação entre projetos de iniciação científica e o desenvolvimento de políticas públicas. A gestora também enfatizou a adesão das unidades acadêmicas à agenda Pré-COP30 da UnB, que está em curso.
O decano de Ensino de Graduação, Tiago Coelho, informou novas funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Entre elas, a declaração de orientações de atividades, que permite ao professor visualizar todas as orientações realizadas por ele e o gerenciamento de permissões, possibilitando o acesso dos monitores da disciplina ao sistema.
A decana de Extensão, Janaína Soares, reforçou que estão abertas até 3 de novembro as inscrições para a 4ª Corrida e Caminhada UnB e Hospital Universitário de Brasília (HUB). O evento ocorrerá no dia 8 de novembro, às 8h, fechando a Semana Universitária (Semuni).
O decano substituto do Decanato de Pesquisa e Inovação, Renato Rezende, informou a respeito da preparação para a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre 21 e 26 de outubro. A Universidade terá dois estandes, um próprio e outro em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
