CAMPANHA INSTITUCIONAL 2026

Diversidade e participação social são princípios presentes nas falas de estudantes. Professores da Ciência Política ajudam a definir aquilo que todos sabem que é necessário incentivar e defender


UnBTV foi aos campi ouvir a comunidade sobre as percepções acerca da democracia. Clique no player e assista.

 

A campanha institucional de 2026 da Universidade de Brasília tem como tema Democracia todos os dias: aprender, praticar, viver. A proposta convida a comunidade acadêmica a refletir sobre o papel da democracia para além das grandes decisões políticas, destacando sua presença nas relações cotidianas e no ambiente universitário.

Para construir essa narrativa, a equipe da UnBTV percorreu os campi ouvindo estudantes, professores e técnicos sobre o significado da democracia. As respostas revelam percepções diversas, que vão desde a ideia de liberdade e representação até a valorização da pluralidade e do respeito às diferenças.

“Democracia para mim é liberdade, respeito, pluralidade e representação”, afirma o estudante de Medicina Estevão Waterloo. Já a estudante de Biotecnologia Nicole Alvarenga destaca o direito de escolha e a liberdade de expressão como elementos centrais.

FORMAÇÃO CIDADÃ – Mais do que um sistema político, a democracia aparece nas falas como um exercício contínuo, que se aprende e se aperfeiçoa na convivência. Para a professora Michelle Fernandez, do Instituto de Ciência Política (Ipol), a Universidade é um espaço privilegiado para esse processo.

Docente do Ipol, Michelle Fernandez destaca a Universidade como espaço propício para as vivências democráticas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

“Quando fortalecemos debates sobre cidadania e direitos, estamos fortalecendo a democracia. A Universidade é um ambiente propício para que os estudantes compreendam o que é ser cidadão e levem essa experiência para a sociedade”, explica.

>> Leia: Campi da UnB são espaços de vivência pulsante da democracia

A vivência democrática também se expressa nas políticas de acesso e permanência. A estudante Hellen Cristina relata a importância das ações afirmativas e da assistência estudantil para sua trajetória acadêmica. “Eu entrei pelas cotas e tenho acesso à Universidade por meio de bolsa. Sem isso, não seria possível cursar biotecnologia”, conta.

PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO – Os centros acadêmicos são apontados como espaços fundamentais para o exercício da democracia dentro da Universidade. Neles, estudantes organizam demandas, promovem debates e ampliam a participação coletiva.

“Somos uma linha de frente para dar voz a estudantes que, muitas vezes, não conseguem se expressar diretamente”, afirma a estudante Geovana Fernandes, da Administração. Para Lucas Mendes Gomes, da Geografia, esses espaços promovem trocas de experiências e garantem que diferentes perspectivas sejam ouvidas.

Apesar dos avanços, a prática democrática enfrenta desafios como a desinformação, a intolerância e a própria rotina acelerada, que pode conduzir à omissão. O professor do Ipol Thiago Andrade ressalta que o voto é apenas uma parte desse processo. “A democracia vai além do voto. Cultivar a participação no dia a dia é fundamental para que as pessoas aprendam a viver a democracia”, afirma.

Entre os entrevistados, há consenso de que a democracia depende da escuta ativa e da inclusão de diferentes vozes. “Não há democracia se a comunidade não é ouvida”, resume Freelipe, ator e tradutor de Libras. O estudante de Antropologia Davi Ferreira reforça que a construção democrática exige diversidade de sujeitos e participação ativa.

CONCEITO – Desenvolvida por servidores da Secretaria de Comunicação da UnB, a campanha parte de quatro eixos: pertencimento, ação democrática, unidade e pluralidade. Segundo o designer Marcelo Jatobá, a proposta também dialoga com a transparência como valor institucional.

Campanha Democracia todos os dias: aprender, praticar, viver foi concebida na Secretaria de Comunicação da UnB. Imagem: Reprodução/UnBTV


“A universidade pública é um elemento estruturante da democracia brasileira. Buscamos traduzir isso em uma identidade visual que represente pluralidade e coesão”, explica o servidor.

A criação também se inspira na obra Olho Verde, Vejo o Azul, do professor e artista Jayme Gulobov, presente no prédio da Reitoria. Para o designer Igor Outeiral, a referência artística reforça a ideia de múltiplos olhares. “A democracia é conviver com diferentes visões de mundo, e isso está refletido na identidade visual da campanha”, afirma.

Ao propor a reflexão sobre o tema, a campanha reforça que a democracia não é abstrata nem distante. Ela se concretiza nas relações diárias, nas políticas institucionais e na participação da comunidade.

A iniciativa dialoga com a própria história da Universidade de Brasília, marcada pela defesa da educação pública, da inclusão e do diálogo com a sociedade. Fique ligado nos canais institucionais para seguir conhecendo essa trajetória indissociável de UnB e democracia, que vem sendo construída há 64 anos.

 

Vídeo institucional da UnBTV exibe exemplos de práticas democráticas cotidianas na Universidade de Brasília:

 

*com informações da UnBTV.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.