Cerca de seis mil estudantes de escolas públicas e dois mil de escolas privadas passaram pela Mostra de Cursos da UnB realizada no campus Darcy Ribeiro entre 24 e 26 de setembro. A mostra integrou a 19ª Semana Universitária (Semuni) e aconteceu no Pavilhão João Calmon. Os visitantes foram recebidos por quase 400 graduandos e dezenas de docentes que, com empolgação, apresentaram cursos, pesquisas e projetos realizados pela instituição.
“Está sendo incrível receber os estudantes. É como um estágio de dar aula, porque precisamos apresentar a eles o curso e o que fazemos”, conta a graduanda Maria Fernanda Reis, do quarto semestre de Artes Cênicas, voluntária na mostra pela primeira vez. Ela ficou responsável por fazer uma breve apresentação do curso antes dos visitantes entrarem na sala onde era possível participar de jogos, dinâmicas e experimentações do corpo como instrumento de expressão e de arte.
A sala era a primeira em um corredor cheio de opções. Ao longo do trajeto, os visitantes puderam conhecer 45 graduações ofertadas pela UnB. Cursos das diferentes áreas exibiam possibilidades para futura atuação profissional dos estudantes do ensino médio.
Para Edvan Neto e Breno Soares, estudantes do Centro de Ensino Médio 01 do Gama, a visita marcou a primeira vinda ao campus Darcy Ribeiro. “Achei que ia encontrar vários prédios gigantes e todos juntos. Chegando aqui percebemos que o espaço é bem aberto e com muito campo, nos sentimos mais à vontade”, relatam os jovens, que pretendem ingressar na UnB.
Eles ainda não decidiram qual graduação cursar, por isso aproveitaram a oportunidade para ouvir a experiência dos acadêmicos. “Com o relato dos universitários, a gente já tem uma ideia de como pode funcionar”, disse Edvan, que se interessa pela área de saúde. Breno está inclinado para alguma habilitação em engenharia. Ele aproveitou para conhecer os carros expostos pelo pessoal da Engenharia Automotiva, da Faculdade UnB Gama.
Professor de Artes Visuais no Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia, Jorge Flores aprovou a mostra. “Quando os estudantes entraram aqui, eles se encontraram. Esse é o grande objetivo da vinda à UnB, possibilitar que eles tirem suas dúvidas e conheçam mais sobre cursos.” O professor contou que a visita motiva os estudantes e que “isso é maravilhoso, porque eles precisam aprender a sonhar e perceber que a trajetória não acaba no ensino médio”.
BALANÇO – A mostra teve lotação máxima, ocupando todas as salas do Pavilhão João Calmon com diferentes graduações. Ao todo, 38 escolas visitaram o evento, que foi coordenado pela Diretoria de Inovação Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação (Dieg/DEG).
“Algo que nos marcou esse ano foi ver a motivação dos estudantes e professores que trabalharam na mostra. Eles trouxeram ainda atividades e materiais para apresentar os cursos ao público”, conta Symone Jardim, diretora da Dieg. “A Arquitetura trouxe óculos virtual, impressora 3D, maquetes de monumentos. A Veterinária colocou vários microscópios para os visitantes terem a experiência de ver com equipamentos. A Geologia mostrou materiais e experiências coletadas nas saídas de campo. E cada curso trouxe diferentes recursos para apresentar ao público”, exemplificou diretora, sobre a riqueza da mostra.
Symone Jardim enfatizou que o evento oportuniza contato direto entre universitários e estudantes do ensino médio. “A empolgação de nossos estudantes mostra como é bom estar na UnB, expõe o tamanho da contribuição da Universidade para a sociedade por meio dos projetos desenvolvidos aqui e revela que estar na UnB é mais do que vir para sala de aula e fazer prova”, analisa.
Leia também:
>> Revista digital apresenta os 138 cursos de graduação da UnB