METAS E REALIZAÇÕES

Relacionamento mais próximo com as fundações de apoio garante mais agilidade ao trabalho de pesquisadores. DPP também avança na política de propriedade intelectual

O estímulo à produção científica com políticas acadêmicas sólidas está no centro das ações do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (DPP/UnB). Para garantir recursos e agilidade às pesquisas, os gestores da área estabeleceram como prioridade o estreitamento dos laços com instituições de fomento. Nos últimos dois anos, a UnB retomou atividades em parceria com a Finatec, obteve avanços em editais para aquisição de equipamentos da Capes e da Finep e contribuiu para a restruturação da FAPDF.

Segundo relatório do DPP, o reestabelecimento da Finatec como fundação de apoio à pesquisa da UnB tem proporcionado benefícios na condução de projetos, na compra de equipamentos e no lançamento de editais como o voltado à mobilidade de professores e estudantes de pós-graduação e de iniciação científica. A atuação conjunta também permitiu a realização e a participação da comunidade em atividades nacionais e internacionais. O 20º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e o encontro preparatório para o Fórum Mundial de Ciência estiveram entre os destaques.

O decanato anuncia ter garantido 100% da execução financeira de editais recentes do CT-Infra, da Finep, e do Pró-equipamentos da Capes, ambos voltados para a melhoria da estrutura de laboratórios e demais ambientes de pesquisa. Além disso, a UnB conseguiu renegociar prazos e evitou que houvesse perda de R$ 1,85 milhão por atrasos em obras contempladas pelo CT-Infra em 2008.

O trabalho com a FAPDF tem impactado atividades como as de iniciação científica. Contratos firmados com a fundação distrital reservam R$ 3 milhões em bolsas que incluem estudantes de graduação. A universidade também propôs e discutiu com êxito a publicação de editais destinados à participação de professores e alunos em eventos externos e à manutenção de equipamentos.

Congresso de Iniciação Científica. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Desde 2013, a UnB disponibilizou cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios para a compra de equipamentos de pesquisa para a pós-graduação. Outro R$ 1,2 milhão foi reservado para iniciativas de mobilidade de estudantes de mestrado e doutorado e de iniciação científica. Por meio de editais, o decanato também atendeu a demandas para publicação de artigos científicos e para realização de eventos.

APOIO INTERNO – Os avanços apresentados pelo DPP tiveram participação decisiva da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), das unidades acadêmicas e dos demais centros gestores de pesquisa na universidade. O relatório do decanato destaca o papel da CPP na busca por estratégias para melhorar os resultados das avaliações de programas de pós-graduação e na mudança de metodologia para reconhecimento de diplomas obtidos no exterior. Nova resolução concebida na câmara deixou as regras mais claras e acelerou o processo de validação dos documentos.

A parceria com o Decanato de Gestão de Pessoas permitiu encaminhar novos servidores às secretarias de pós-graduação e realizar treinamento para a gestão da plataforma Sucupira, da Capes. Além disso, mais de 200 servidores técnico-administrativos estão matriculados em programas de pós-graduação.

O suporte da Procuradoria Jurídica (PJU) contribuiu para a retomada do relacionamento com a Finatec, e o trabalho em conjunto com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) foi destacado por aprimorar projetos de tecnologia e inovação.

As atividades conjuntas com todos os segmentos da academia e com instituições externas permitiram que a UnB recebesse palestrantes como o prêmio Nobel de Química Martin Chalfie. Por meio do UnB.Futuro, o DPP também trouxe à UnB personalidades como Adib Jatene, Pascal Smet e Michel Wieviorka.

Martin Chalfie durante palestra na UnB. Foto: Isa Lima/UnB Agência

PROPRIEDADE INTELECTUAL – A rediscussão de contratos e convênios para garantir direitos em royalties e patentes é outro progresso anunciado pelo DPP. O esforço para melhorar a política de propriedade intelectual teve impacto na parceria de mais de 30 anos entre a UnB e a Embrapa. Convênios estabelecidos em julho deste ano regularizam a atuação de pesquisadores e garantem a divisão clara dos direitos.

Relatório de autoavaliação de 2013 aponta para a existência de 71 pedidos de patente pela universidade. O documento informa ainda sobre o desenvolvimento de mais de 2 mil projetos da UnB com apoio do CNPq e anuncia a defesa de mais de 1.400 teses e dissertações no ano.

METAS – O planejamento do decanato para os próximos anos inclui mudanças para modernizar o regimento e internacionalizar a pós-graduação. O diálogo sobre o aprimoramento dos programas deve ser ampliado com a realização de fórum com a presença de convidados externos. As metas do DPP para os próximos anos ainda contemplam a criação de prêmio de teses e a ampliação da oferta de editais com apoio das agências de fomento.

Ilustração: Apoena Pinheiro/UnB Agência