As vozes da juventude universitária de todo o país ecoarão pela Universidade de Brasília nos próximos dias. Até domingo (16), o campus Darcy Ribeiro recebe o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). Mais de 15 mil discentes de diferentes regiões são esperados para a edição do evento, que oferece vasta programação, com debates, grupos de discussão, atos políticos, atividades culturais e encontros para tratar sobre educação e a atual conjuntura política e social brasileira.
O congresso teve início nesta quarta-feira (12), no Centro Comunitário Athos Bulcão, com dois atos: um em memória aos 50 anos sem Honestino Guimarães, líder estudantil desaparecido durante a ditadura militar, e outro em defesa da democracia. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou.
Ao longo da semana, assuntos como o papel da pesquisa científica universitária, a ampliação de direitos a povos tradicionais, os dez anos da Lei de Cotas, a luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfrentamento à LGBTfobia nas universidades estarão em destaque, repercutidos com a presença de personalidades dos diferentes espectros políticos do campo progressista.
>> Confira a programação
"O Conune tem que ser esse ponto, um marco de organização, para que a gente impulsione as nossas universidades como palcos de luta pelo Brasil inteiro", defende a estudante e membro do Congresso Eleitoral da UNE, Tarsila Amoras.
As discussões e propostas apresentadas durante o evento serão compiladas e votadas em uma plenária final, no último dia. Haverá, ainda, eleição da presidência e da nova diretoria da UNE pelos próximos dois anos.
O Conune é voltado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior, com inscrições em duas modalidades: a de delegado, escolhido previamente como representante de uma instituição e com direito a voz e voto durante a plenária, e a de observador. Esta última dá possibilidade ao participante de opinar em todas as atividades do Congresso, sem direito a voto.
>> Inscreva-se e participe!
Assista ao informe da UnBTV sobre o 59º Conune:
*com informações da UnBTV.