SUSTENTABILIDADE

Evento alertou quanto ao uso de transgênicos nas plantações e distribuiu sementes crioulas para famílias camponesas

Jornada debateu proposta de agricultura camponesa baseada em territórios livres de transgênicos e sem agrotóxicos. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A Faculdade UnB Planaltina (FUP) recebeu em dezembro (15), no auditório Cora Coralina, a 1ª Jornada Sebastião Pinheiro. O evento teve como objetivo conscientizar sobre o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em plantações de assentados e o perigo que eles podem trazer à saúde.

 

“Quando debatemos sobre sementes e possibilitamos essa conversa dentro de uma política pública fundamental junto a organizações sociais, científicas e instituições de governo, potencializamos que a comida e a semente que produz o alimento chegue à mesa dos brasileiros e brasileiras”, destaca Naiara Bittencourt, assessora da Diretoria de Políticas Agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

O evento homenageou o engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro, um dos principais ativistas do movimento orgânico no Brasil. “Ele é um brasileiro que vem, há 40 anos, fazendo a defesa da ciência com saberes populares na manutenção do modo de vida e da produção de alimentos para o mercado interno no Brasil. A escolha é oportuna justamente pelo significado da obra dele”, explica Ricardo Neder, professor da FUP e organizador da jornada.

 

Durante as atividades, houve distribuição de sementes crioulas, aquelas mais rústicas, que não passaram por modificações genéticas ou uso de produtos químicos e são utilizadas e armazenadas por comunidades tradicionais. A entrega foi realizada pelo Movimento Sem Terra e o Movimento Camponês Popular em parceria com a UnB a agricultores familiares da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

 

Para saber mais sobre a jornada, assista ao vídeo produzido pela UnBTV:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.