PESQUISA E EXTENSÃO

É a primeira vez que a Universidade entra como parceira no evento organizado pela UFG. Professores e estudantes apresentarão cursos e trabalhos

Mais comida, menos agrotóxico é o mote da Acof 2023, em Goiânia. UnB vai ofertar atividades. Imagem: UFG

 

A Universidade de Brasília participará, nos dias 17 a 20 de maio, da maior feira voltada para agricultura familiar da região, a Feira Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) 2023. Esta é a 20ª edição do evento, que é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e terá pela primeira vez a UnB com uma das parceiras.

 

O objetivo do evento é ser um espaço de apresentação e conexão da sociedade com a produção dos agricultores familiares. A feira visa também expor e semear o diálogo entre os produtores e instituições de ensino permitindo a troca de conhecimento. Com essa visão de integração, a organização conta o envolvimento de cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar, e também outros autores-chave para o campo, como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada.

 

Gabriel Medina, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) aponta a Acof como uma oportunidade para estudantes das ciências agrárias ampliarem o contato com público da agricultura familiar. "A região Centro-Oeste é forte no agronegócio exportador de commodities, mas, temos também uma produção familiar em destaque. Um número impressionante de agricultores, assentamentos, comunidades. Precisamos de profissionais preparados e habilitados para trabalhar com esse público, na elaboração de projetos de crédito e em projetos de comercialização para merenda escolar, que é um mercado muito interessante e forte”, pontua o docente.

 

Haverá um seminário científico para que estudantes possam apresentar suas experiências com trabalhos de pesquisa e extensão realizados junto a agricultores familiares. “Conseguimos mandar um bom número de trabalhos que serão exibidos nos dias 18 e 19. Cada estudante é protagonista da sua apresentação, com exposição oral e pôster”, completa Medina. A UnB obteve destaque recente com trabalho sobre agricultura familiar, que recebeu o prêmio Sober de Mestrado em Sociologia. A agricultura sustentável como instrumento de combate à fome está presente na edição nº 29 da revista Darcy.

 

A feira é oportunidade também de aquisição de conhecimento para produtores e interessados, com cursos em diversos temas. A Universidade de Brasília estará representada com as seguintes aulas: Agroecologia e extensão rural, ministrado pela professora Flaviane Canavesi (FAV); Agricultura familiar na América Latina e Políticas Públicas, professora Mireya Valencia (FAV); Produtos do Cerrado e Agroextrativismo, professora Janaína Sá Diniz (FUP); Produtos do Cerrado e Agroextrativismo, professora Janaína Sá Diniz; Empreendedorismo e Produção Regional, professora Armando Fornazier (FAV); Políticas públicas e PNAE, professor Mário Ávila (FUP) e Empreendedorismo Jovem e Inovação, ministrado pelo professor Gabriel Medina.

 

PROGRAMAÇÃO – A Acof acontece de 17 a 20 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A programação acontece das 8h às 18h, ao longo dos quatro dias. Entre os destaques está o evento de abertura, dia 17, às 15h20, no Palco Principal, e o encontro dos núcleos de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia do Centro-Oeste (NEAs), que acontecerá no dia 19, a partir das 10h, no Centro de Eventos. No palco principal, haverá também o Cozinha Show, no dia 18, às 15h30, apresentado pela chef Aline Guedes.

 

A feira é aberta e gratuita, e os interessados deverão se inscrever para as atividades no local do evento. Estudantes e professores da UnB sairão em caravanas a partir do ICC Sul, diariamente, às 7h. Os transportes disponibilizados já estão com ocupação máxima.

 

Leia também:

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes

>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas

>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB

>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB

>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%

>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose

>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria

>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.