COMUNIDADE

Programação a partir desta terça-feira (16) marca as festividades. Além de celebrar, a intenção é fortalecer o diálogo com a comunidade

A FUP completa 17 anos nesta terça-feira, 16 de maio. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Primeiro campus da Universidade de Brasília fora do Plano Piloto, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) completa 17 anos nesta terça-feira (16). A festa tem programação definida: começa com um café da manhã, passa por palestras e marca o retorno da tradicional Assembleia Geral de aniversário ao modo presencial. Aberta para o público geral, a assembleia volta a ser realizada in loco após o fim das restrições da pandemia de covid-19. O momento vai ser de reunir, ouvir e dialogar com os discentes, servidores e terceirizados.

Durante o período da manhã o espaço será reservado a uma oficina do Plano Diretor. A comissão que desenvolve o tema está com um formulário aberto de consulta popular on-line. Desde 2017 existe uma comissão mista entre membros da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), para a discussão do plano.

Diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), o professor Reinaldo Miranda afirma que a oficina no dia do aniversário da unidade é uma chance de "criar mais um momento de debate de construção" na comunidade local. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) também estará presente para abordar a dinâmica de parcerias e projetos dentro do campus de Planaltina.

À tarde, será apresentado um diagnóstico de ingresso e evasão na FUP. Os dados estão conectados às atividades do II Fórum Pedagógico realizado no campus ao longo de 2023, com apresentação de cenários e análises. “Nesse dia de aniversário, vamos fazer uma síntese desse cenário de diagnóstico para toda comunidade. Queremos verificar se existem novas proposições, novos entendimentos da comunidade em relação a isso”, explica Miranda.

Ex-alunos formados na FUP participarão de uma mesa para contar a experiência da passagem pela Universidade e sobre como ter cursado a graduação no campus de Planaltina contribuiu para o alcance das posições que ocupam na vida profissional. No fim da tarde, a comunidade canta os parabéns para o campus.

MAIS ATRAÇÕES – Como o olhar de toda a Universidade se volta ao campus da Planaltina por conta do aniversário, a exposição Imagens para Ler a UnB, que reúne olhares de frequentadores sobre o cotidiano da instituição, está disponível para visitação na FUP.

A semana de celebrações abriga ainda a comemoração pelos 15 anos do curso de Licenciatura em Educação no Campo (Ledoc). Por meio da FUP, a Universidade de Brasília foi a primeira federal a estabelecer o curso no país. O seminário Educação é direito e não mercadoria conta com mesas propositivas, debates e diversas atrações culturais.

Já no dia 23 de maio, ainda na agenda de festejos, acontece o Café com Darcy. Na oportunidade, equipe da Secretaria de Comunicação da UnB promove conversa com professores da FUP que participaram ativamente da edição nº 29 da revista de jornalismo científico e cultural da Universidade, ajudando leitores a entenderem causas e saídas para a fome no Brasil.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.