Primeiro campus da Universidade de Brasília fora do Plano Piloto, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) completa 17 anos nesta terça-feira (16). A festa tem programação definida: começa com um café da manhã, passa por palestras e marca o retorno da tradicional Assembleia Geral de aniversário ao modo presencial. Aberta para o público geral, a assembleia volta a ser realizada in loco após o fim das restrições da pandemia de covid-19. O momento vai ser de reunir, ouvir e dialogar com os discentes, servidores e terceirizados.
Durante o período da manhã o espaço será reservado a uma oficina do Plano Diretor. A comissão que desenvolve o tema está com um formulário aberto de consulta popular on-line. Desde 2017 existe uma comissão mista entre membros da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), para a discussão do plano.
Diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), o professor Reinaldo Miranda afirma que a oficina no dia do aniversário da unidade é uma chance de "criar mais um momento de debate de construção" na comunidade local. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) também estará presente para abordar a dinâmica de parcerias e projetos dentro do campus de Planaltina.
À tarde, será apresentado um diagnóstico de ingresso e evasão na FUP. Os dados estão conectados às atividades do II Fórum Pedagógico realizado no campus ao longo de 2023, com apresentação de cenários e análises. “Nesse dia de aniversário, vamos fazer uma síntese desse cenário de diagnóstico para toda comunidade. Queremos verificar se existem novas proposições, novos entendimentos da comunidade em relação a isso”, explica Miranda.
Ex-alunos formados na FUP participarão de uma mesa para contar a experiência da passagem pela Universidade e sobre como ter cursado a graduação no campus de Planaltina contribuiu para o alcance das posições que ocupam na vida profissional. No fim da tarde, a comunidade canta os parabéns para o campus.
MAIS ATRAÇÕES – Como o olhar de toda a Universidade se volta ao campus da Planaltina por conta do aniversário, a exposição Imagens para Ler a UnB, que reúne olhares de frequentadores sobre o cotidiano da instituição, está disponível para visitação na FUP.
A semana de celebrações abriga ainda a comemoração pelos 15 anos do curso de Licenciatura em Educação no Campo (Ledoc). Por meio da FUP, a Universidade de Brasília foi a primeira federal a estabelecer o curso no país. O seminário Educação é direito e não mercadoria conta com mesas propositivas, debates e diversas atrações culturais.
Já no dia 23 de maio, ainda na agenda de festejos, acontece o Café com Darcy. Na oportunidade, equipe da Secretaria de Comunicação da UnB promove conversa com professores da FUP que participaram ativamente da edição nº 29 da revista de jornalismo científico e cultural da Universidade, ajudando leitores a entenderem causas e saídas para a fome no Brasil.
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.
Leia também:
>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?
>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro
>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social
>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas
>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB
>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes
>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas
>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB
>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB
>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%
>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose
>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022
>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB
>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria
>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens
>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras
>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil