DIÁLOGO

Infraestrutura, Hospital Veterinário e plano de saúde para os servidores foram destaques da reunião na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

Compuseram a mesa do encontro a vice-diretora da FAV, Maísa Joaquim, a reitora Márcia Abrahão e o diretor da FAV, José Ricardo Peixoto. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Administração Superior da UnB reuniu-se com servidores técnicos e docentes e com estudantes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) para conversar sobre as demandas da unidade e dar providências a ações possíveis. Alguns dos destaques da reunião foram o Hospital Veterinário (HVet), a infraestrutura e o plano de saúde para servidores da Universidade de Brasília. O diálogo ocorreu no Auditório da FAV, na sexta-feira (5).

A Faculdade conta com 95 docentes e 78 técnicos administrativos. Atualmente, são 1.826 estudantes, entre graduação, pós-graduação e residência veterinária. "É com muita satisfação que recebemos a administração superior aqui. Essa iniciativa é uma forma de sempre apoiar a unidades acadêmicas e administrativas da UnB”, disse o diretor da faculdade, José Ricardo Peixoto.

“Os desafios são enormes. Temos demandas de todas as naturezas. A FAV tem se esmerado em aperfeiçoar o planejamento para melhorar a graduação e a pós-graduação. Fico muito feliz com o trabalho de vocês, por tudo que fazem pela sociedade e pela Universidade”, elogiou a reitora Márcia Abrahão.

Peixoto fez uma breve apresentação sobre a unidade acadêmica. Atualmente, são três cursos de graduação: Agronomia, Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio. De pós-graduação, são cinco: Agronomia, Agronegócio, Ciência Animal, Saúde Animal e Residência Médico Veterinária.

Ex-diretora da FAV, Simone Perecmanis citou a situação de um galpão do Hospital-Escola para Animais de Grande Porte, localizado na Granja do Torto. O espaço pertence à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). “A gente percebeu que há uma boa vontade e entendimento da Seagri de fazer a cessão dos prédios em definitivo para nós, o que facilitará realizar reformas e adequações”, disse. “Vamos tentar resolver ainda este ano esse processo”, garantiu a reitora Márcia Abrahão.

Comunidade da FAV participou de diálogo com a gestão, realizada no auditório da unidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Professor da Faculdade, João Batista perguntou sobre a previsão de início da adesão ao plano de saúde da UnB. O decano de Administração, Abimael Costa, explicou que o tema é uma das prioridades da gestão. “Nossa expectativa é assinar contrato em junho com a empresa vencedora do pregão”, afirmou o decano.

A servidora técnica Stela Reis solicitou a melhoria na rede elétrica do Laboratório de Bioquímica do Solo, próximo ao Instituto de Psicologia, e a instalação de banheiro no local. “Temos equipamentos para instalar, mas a rede não aguenta. É um risco para a gente. E somos o único departamento que não tem acesso ao banheiro.” O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, adiantou que vai estudar os projetos e verificar a melhor forma de realizar os serviços.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, lembrou do resultado obtido pela UnB no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021. No estudo divulgado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UnB conquistou a nota máxima, 5.

“Quando a Universidade tem melhores indicadores, a gente atrai professores, técnicos, alunos e recursos. A instituição se torna mais atrativa como um todo”, destacou. A decana adiantou que haverá o lançamento de um edital de R$ 4 milhões para compra de equipamentos para as unidades da UnB.