PRESTAÇÃO DE CONTAS

Reunião nesta terça (2) marcou a recepção à ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, como nova integrante do conselho

Conselho Diretor se reuniu na BCE, com parte dos membros em atividades remotas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Após uma visita às instalações da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília, membros do Conselho Diretor participaram, nesta terça-feira (2), de reunião que integrou novos e antigos conselheiros. As atividades e serviços prestados pela BCE e uma apresentação detalhada do Relatório de Gestão 2022 foram as pautas do encontro, que ocorreu na sala da administração da sede da Biblioteca.

Na oportunidade, os conselheiros ouviram que a BCE funciona 24 horas – apenas em fins de semana e feriados seu horário é de 7h às 19h –, recebendo cerca de 3,5 mil usuários por dia. Dados sobre o acervo de mais de 1,5 milhão de itens e o acervo digital de mais de 52 mil documentos também foram exibidos.

A apresentação expôs ainda os serviços de empréstimo de notebooks e tablets para estudantes em situação de vulnerabilidade, de laboratório de editoração e digitalização, e de identificação por radiofrequência, que garante mais autonomia e comodidade ao público permitindo autoempréstimo e autodevolução.

Empossada no Conselho Diretor em fevereiro de 2023, a ex-reitora e atual coordenadora do Centro de Estudos Sou Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, comentou o trabalho da BCE: “Não esperava nada menos do que isso, mas me surpreendeu muito, principalmente pela implementação de tecnologias. Manter uma biblioteca viva é algo extremamente desafiador. Eu conheço pouquíssimas bibliotecas que funcionam dessa forma. É uma biblioteca completa.”

Nova integrante do Conselho Diretor, professora Soraya Smaili elogiou o que viu sobre a BCE. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Smaili elogiou a arquitetura e conservação do espaço e lembrou que a BCE é um espaço de permanência para os estudantes, especialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O diretor da BCE, Fernando Leite, comentou que a gestão da UnB tem investido recursos próprios e propiciado os avanços de infraestrutura tecnológica, além de ter construído uma subestação de energia exclusiva para a Biblioteca. “Nós somos a maior biblioteca pública do Distrito Federal e melhoramos muito o atendimento oferecido à sociedade”, disse.

A reitora Márcia Abrahão sugeriu que em cada reunião haja uma apresentação de um setor, como a Editora UnB, a Fazenda Água Limpa, entre outros. “É importante para que os conselheiros fiquem cada vez mais próximos da Universidade e entendam a complexidade do trabalho.”

GESTÃO – As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UnB durante o ano de 2022 foram apresentadas pela decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.

O Relatório de Gestão 2022, documento elaborado para prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), serve de fotografia dos quatro campi da UnB e de seus polos de extensão.

“Gostaria de parabenizar pela qualidade e integridade dos dados apresentados. Não é uma prestação de contas ao TCU apenas, mas para toda a sociedade”, afirmou a conselheira Sandra Costa, sócia-fundadora do Grupo Sabin.