NOVIDADE

Usuários poderão acessar alguns dos principais serviços na madrugada a partir desta segunda-feira (27). Espaço POP também estará disponível aos sábados

Mais horários para estudos: oferta de alguns serviços da BCE será ampliada para horário das 0h às 7h nos dias de semana. Foto: Alexandra Martins

As comunidades acadêmica e externa à Universidade de Brasília voltarão a contar com uma facilidade. A partir das 0h desta segunda-feira (27), a Biblioteca Central (BCE) retomará o funcionamento 24 horas em dias úteis. Até então, o horário de atendimento ao público de segunda à sexta-feira era das 7h às 23h45; agora, estende-se pela madrugada. Nos fins de semana e feriados, as atividades seguirão no mesmo período: das 7h às 19h.

Em 2019, a BCE chegou a implementar atendimento ininterrupto de segunda a sexta, exceto em feriados. O funcionamento neste regime foi pausado em março de 2020, devido à pandemia. “A retomada do funcionamento 24h da BCE reitera o comprometimento da Biblioteca em oferecer produtos e serviços de informação de qualidade, de formas e em horários acessíveis para todos e todas", afirma o diretor da BCE, Fernando Leite.

"Pensar em um ambiente acolhedor e seguro de estudos, também na madrugada, é lembrar mais uma vez a missão da UnB e da BCE perante a sua comunidade acadêmica e à sociedade do DF, de ser facilitadora da produção e da disseminação do conhecimento, de forma democrática e contínua, integrando, assim, um serviço público comprometido e disponível”, reitera o gestor.

Com a ampliação do horário de atividades, os serviços de devolução de livros, wi-fi (disponível mediante cadastro), scanners de autoatendimento, acervos digitais e bases de dados, além do salão de estudos da Referência, localizado no térreo, poderão ser acessados também na madrugada, das 0h às 7h. Empréstimo e consulta local ao acervo estarão disponíveis neste turno de forma experimental e mediante à solicitação nas ilhas de atendimento.

A íntegra dos serviços da BCE segue em funcionamento ao longo do dia, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, a oferta é reduzida, sendo garantidos aos usuários a ocupação dos salões de estudos; uso da wi-fi; empréstimos, renovações e devoluções de materiais; pagamento de multas, cadastro de novos usuários e emissão de Nada Consta; acervos digitais e bases de dados; serviços de referência, empréstimos de cabines de estudo, scanners de autoatendimento e acesso ao Laboratórios de Acesso Digital (LAD).

DIVERSÃO NA BCE – Outra novidade, válida a partir do dia 25 de fevereiro, é o funcionamento do Espaço POP da BCE, agora, aos sábados, das 7h às 13h. Além de utilizar o local, o público poderá desfrutar de jogos de tabuleiro, TV com streaming e acervo de gibis e graphic novels, também disponível para empréstimo. O Espaço POP fica ao lado do hall de entrada da BCE.

Para mais informações sobre os serviços da Biblioteca Central, acesse o site da unidade ou siga o perfil no Instagram @bceunb.

Confira os serviços disponíveis na madrugada a partir desta segunda (27). Se necessário, clique para ampliar. Arte: Divulgação