APOIO ACADÊMICO

Conheça os serviços ofertados pela Biblioteca Central e o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília

Com a suspensão das atividades presenciais, em razão da pandemia de covid-19, BCE aumentou serviços disponíveis em forma remota. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Desde a suspensão das atividades acadêmicas, em março, a Biblioteca Central (BCE) e o Sistema de Bibliotecas (SiB-UnB) implementaram diversas ações para atender, em modo virtual, as comunidades universitária e externa. Agora, com o retorno do semestre letivo em formato remoto emergencial, as alternativas estão consolidadas e oferecem dinâmicas inovadoras e inclusivas para responder às demandas e facilitar o diálogo dos estudantes, docentes e técnicos administrativos com a equipe das bibliotecas.

FORMAS DE CONTATO – Como as atividades presenciais na UnB permanecem suspensas em razão da pandemia de covid-19, a BCE ampliou seus meios de atendimento com o uso das redes sociais. Presente no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e WhatsApp, a unidade traz informações sobre suas atividades com mais agilidade, promove reuniões e estabelece um canal para a comunidade universitária sanar dúvidas.

“Alavancamos os sistemas de comunicação, de rápida resposta. Disponibilizamos um chat no site, pelo qual os técnicos podem responder os estudantes em tempo real, além de fazer o atendimento por meio do Whatsapp, utilizado anteriormente apenas como lista de transmissão”, detalha a coordenadora de Bibliotecas Setoriais (STE/BCE), Ana Flávia Lucas.

A Biblioteca criou uma aba específica em seu site para concentrar as informações sobre os serviços remotos. Na página, estão reunidas opções diversas para contribuir nesse período acadêmico a distância, como os agendamentos de orientações em salas virtuais, que permite a reunião on-line de estudantes e professores com técnicos da BCE para tirar dúvidas. “Às vezes, a pessoa tem a necessidade de falar ao vivo com o bibliotecário, então reservamos uma sala para tirar dúvidas”, afirma Ana Flávia.

As reuniões dos grupos de leitura da BCE e do Cine Club BCE também foram transferidas para ambientes virtuais e são transmitidas pelo canal da BCE no YouTube, onde ficam gravadas para acompanhamento posterior. Além disso, capacitações para desenvolvimento de competências que envolvam identificação, recuperação, uso, organização e comunicação da informação também ocorrem de forma remota, com o uso da plataforma Teams, acessível para toda a comunidade universitária por meio do Microsoft 365. Atualmente, oito capacitações são oferecidas pela Biblioteca e as inscrições são feitas por meio de formulário.

>> Confira os serviços oferecidos pelas bibliotecas setoriais

Para solucionar questões específicas, como a devolução de obras em caso de viagem sem previsão de retorno, a BCE indica o envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As situações serão analisadas caso a caso.

ACESSO – Com o serviço de levantamento bibliográfico, a equipe da unidade auxilia a busca por referências em todo o acervo disponível. As informações são encaminhadas aos solicitantes em até três dias úteis. Estudantes, docentes e técnicos também podem acessar as bases de dados nacionais e internacionais disponibilizadas pela BCE, onde estão reunidos periódicos de diferentes áreas do conhecimento.

Comunidade universitária pode acessar bases de dados diversas pela página da BCE. Imagem: Reprodução

Análoga a esta possibilidade, a unidade criou em seu site uma plataforma com fontes de informação de acesso aberto. A equipe da BCE fez uma curadoria por áreas de conhecimento. “Por exemplo, se você quer saber algo sobre agronomia, colocamos lá todas as fontes de acesso aberto da área. Você clica e aparecerão nossas recomendações”, explica a coordenadora de Bibliotecas Setoriais.

EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOKS – Os empréstimos de obras continuam suspensos, porém os de notebooks seguem para alunos bolsistas da assistência estudantil, indígenas e pessoas com deficiência. Como as 35 máquinas disponíveis para esta função já estão em uso, os interessados deverão reservar os equipamentos por meio da plataforma de empréstimos.

Os interessados deverão digitar no buscador da página "notebooks para empréstimo". Em seguida, poderão verificar a disponibilidade de aparelhos e fazer o login, com a matrícula e senha da BCE, para finalizar a reserva. Os estudantes poderão ficar com os equipamentos por 30 dias e serão notificados sobre a devolução.

Na página da BCE existe um FAQ com as perguntas e respostas mais frequentes sobre seu funcionamento e das unidades setoriais durante a pandemia de covid-19 (clique aqui e confira).

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB