PARTILHA

Com programação festiva, comunidade acadêmica uniu-se para a comemoração

Além da tradicional Assembleia Geral para debater o planejamento do semestre, neste ano a comemoração contou com atividades de lazer e partilha entre o corpo acadêmico. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Com muita alegria e troca de experiências, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) comemorou 18 anos na quinta-feira (16). Participaram, como uma grande família, alunos, professores, servidores técnicos e terceirizados, além de representantes de outras unidades acadêmicas e da administração superior da Universidade de Brasília. Entre eles, a reitora Márcia Abrahão e a decana de Extensão, Olgamir Amancia

A celebração aconteceu no pátio do Restaurante Universitário (RU) e teve início com um pequeno discurso de agradecimento do diretor da FUP, Reinaldo Miranda, da vice-diretora, Cynthia Bisinoto, e da reitora.

“Acho que nunca falei disso, mas tive a honra de trabalhar nos primeiros concursos para criação do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Depois, em 2008, quando eu era decana de Graduação, conseguimos integrar o campus da FUP ao Reuni, e isso foi muito importante. Hoje, temos a felicidade de contar com diversos cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, a FUP é uma das unidades que tem extensão mais forte na UnB”, declarou a reitora.

A Faculdade UnB Planaltina teve seu projeto de criação assinado em 2005, antes mesmo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) – que foi fundamental para a expansão do campus da FUP. Essa trajetória é destacada pelo diretor Reinaldo Miranda Filho, em artigo em homenagem ao aniversário de 16 anos da FUP.

“Essa data nos faz refletir sobre a vinda da UnB para a periferia do Distrito Federal, já que foi o primeiro campus fora do Darcy [Ribeiro, na Asa Norte]. E nosso maior legado é a construção de uma política acadêmica que é feita em conjunto com toda a comunidade acadêmica. Em especial, durante a nossa Assembleia Geral, que acontece duas vezes por ano, na qual colocamos em perspectiva e planejamos as prioridades do semestre”, explicou o professor Reinaldo.

O corpo acadêmico atualmente conta com 1.110 estudantes, 112 professores e 54 técnicos. Distribuídos em quatro cursos de graduação (Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Educação no Campo e Ciências Naturais); e seis programas de pós-graduação voltados para a área ambiental e de gestão. Um importante destaque é a Pedagogia da Alternância, aplicada no curso de Educação no Campo, que permite a estudantes camponeses (quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, assentados da reforma agrária, entre outros) passar um período do semestre na comunidade e outro na Universidade, facilitando a permanência de muitos no ensino superior.

>> Saiba mais: em 2023, Licenciatura em Educação no Campo completou 15 anos

Para os alunos, o campus é um espaço acolhedor, uma pequena comunidade. “Eu acho muito acolhedor e todo mundo te conhece, os professores são muito receptivos, os funcionários são amorosos”, afirmou Larissa Yohana de Andrade, estudante do quinto semestre de Ciências Naturais. A facilidade de acesso foi um diferencial para Maria Eduarda Pereira, também do quinto semestre de Ciências Naturais. “Eu moro aqui perto e é muito bom ter essa proximidade com a Universidade. É uma oportunidade muito boa para os moradores de Planaltina”, avalia.

A servidora terceirizada Mel Barbosa divide aniversário com a FUP e estava aproveitando a festa também. “Trabalho aqui há oito anos e gosto muito, é um ambiente tranquilo. Eu quero que a FUP prospere cada vez mais para que mais alunos possam aproveitar esse espaço maravilhoso. Esse campus é muito importante para Planaltina e para as pessoas carentes da nossa cidade”, destacou Mel.

“Trabalho aqui como administrador há 13 anos, e nós acolhemos essa faculdade como a nossa casa, nosso segundo lar. Este momento de festa é mais um dos que compartilhamos como família. Como morador da cidade, sei como esse campus se integrou à nossa comunidade de forma tão maravilhosa. Amamos essa faculdade”, disse Joelder Alves.

A programação dos 18 anos do campus contou com um café da manhã especial, futebol, gincanas e um momento para compartilhar as memórias da FUP, seguido de parabéns com bolo. Além disso, os participantes puderam experienciar o Planetário Itinerante que foi montado no local.