POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Pint of Science Brasília 2024 será realizado em bares, cafés e restaurantes, e contará com apresentações de pesquisadores e professores da UnB. Nesta edição, haverá também encontros voltados para o público infantil

Criado em 2012 na Inglaterra, o festival ganhou o mundo. Com eventos em vários países, neste ano, acontecerá em 179 cidades brasileiras. Imagem: Reprodução

Entre os dias 13 e 15 de maio, acontece o Pint of Science Brasília 2024. Nesta edição, cinco bares e um café do Distrito Federal receberão o evento, que contará com apresentações de docentes e pesquisadores da UnB. O festival de divulgação científica ocorre desde de 2015, simultaneamente, em bares de diversas localidades do país, com a finalidade de tornar a ciência mais acessível à população de forma descontraída e acessível.

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, espera-se estabelecer um diálogo informal entre cientistas e público em geral, para fomentar uma experiência divertida. “O evento deseja inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país”, explica a coordenadora local do Pint of Science Brasil, a docente do Instituto de Física (IF/UnB) Adriana Ibaldo.

As temáticas das apresentações abordam as ciências biológicas, exatas e das naturezas. Além de áreas muito em voga na atualidade como tecnologia, política e direito. “A programação do evento está sendo cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, aprendendo e debatendo assuntos relevantes para a sociedade”, destaca a coordenadora.

A UnB será representada pelos cientistas Paula Bellozi, Jair Goulart e Wellington Barros da ação de extensão Laboratório de Bioenergética e Metabolismo (Lab de Bem) do Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS/IB), à frente da apresentação Cervejas, petiscos e mitocôndrias: uma aventura metabólica. O docente da Faculdade UnB Planaltina (FUP) Rodrigo Santucci vai debater sobre Tomografia, fósseis e bar; já a atividade “Que bicho é esse?”, parte da mostra do Pint of Milk (versão voltada para o público infantil), é organizada pelo Laboratório de Ecologia de Insetos (LECOI/ECL/IB).

A bióloga Natália Diesel destaca o desejo de despertar também a atenção dos adultos, além das crianças, para a importância dos insetos. “A tentativa é disponibilizar de várias formas uma conexão com esses bichos para as pessoas”, aponta. Imagem: Reprodução

PÚBLICO INFANTIL – O Pint of Milk é uma versão do evento com ações dedicadas às crianças, e, neste ano, o LECOI irá apresentar a diversidade e importância dos insetos de maneira lúdica. “Pensando principalmente no público infantil, que é o foco, é interessante a possibilidade de mostrar uma caixa entomológica com vários insetos de formas e cores variadas. Porque no dia a dia a maioria das crianças são desencorajadas ou aprendem a ter medo quando veem um inseto, querem se afastar, matar ou não tocar. E isso é o oposto do que apresentamos”, diz a bióloga Natália Diesel, responsável pela atividade.

Segundo Diesel, os materiais serão disponibilizados para as crianças verem de perto e entenderem que os bichos são bons, importantes e podem ser apreciados. “Vamos levar alguns jogos didáticos, como um de computador que é sobre polinização, modelos educativos de bichos grandes, animais vivos para as crianças tocarem, e um ninho de abelha sem ferrão para elas entenderem como é por dentro e que existem vários tipos de abelhas”, cita.

A ação que “Que bicho é esse?” surgiu de um movimento de divulgação científica, por meio das redes sociais do LECOI, com publicações de informações sobre insetos. Tudo para oferecer conhecimento para a comunidade de maneira simples. “Grande parte do público das redes sociais do Laboratório são pessoas da academia, até da própria Biologia, mas, aos poucos, saímos dessa bolha e o conhecimento científico se espalha. A ideia é que as pessoas fora da Universidade entendam o que é produzido, a importância desse tipo de pesquisa, a razão de trabalhar com insetos e como isso pode ser importante e benéfico”, ressalta a bióloga.

PROGRAMAÇÃO – Haverá encontros no Black Sheep Breja Studio (Asa Norte), Paradeiro Café (Asa Norte), Lampião Gastrobar (Guará), Dom Valente Cozinha & Bar (Samambaia) e Outbêco (Planaltina). As apresentações também serão comandadas por pesquisadores da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), do Centro Universitário do DF (UDF) e da Polícia Civil (PCDF).

Confira programação detalhada no site www.pintofscience.com.br e nos perfis do instagram @atraindomeninasparafisica e @adriana_ibaldo.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.