VANGUARDA

Em cerimônia festiva, Universidade relembrou trajetória e avanços do Cead

O Cead é responsável pela educação a distância e, com sua expertise, teve papel fundamental durante o ensino remoto por efeitos da pandemia de covid-19. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) da UnB comemorou na quinta-feira (9) os seus 35 anos de existência. A cerimônia contou com a presença da reitora, do vice-reitor, de decanos, de servidores técnicos e de professores, para comemorar as conquistas realizadas e as perspectivas futuras. A celebração aconteceu em maio, sendo que a data de aniversário é 10 de abril.

 

A diretora do Cead, Letícia Lopes, iniciou a celebração com as boas-vindas aos presentes e contou um pouco da importância do centro. “É um orgulho falar do pioneirismo da UnB ao investir em algo que há 35 anos era inovador, e também causava certo estranhamento. Ao longo desses anos, fizemos história formando milhares de alunos de graduação e pós-graduação”, compartilhou.

 

Entre as conquistas do setor, está o auxílio na criação de uma das maiores iniciativas de ensino a distância (EaD) do mundo, o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre os objetivos da UAB, está a oferta de cursos e programas de educação superior à distância, para professores, gestores e outros profissionais da educação básica pública. E a UnB faz parte dessa ação.

 

>> Transformando vidas: Centro de Educação a Distância lança websérie sobre a importância da modalidade

 

Atualmente, o Cead tem mais de dois mil estudantes matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação. Com mais de cinquenta polos espalhados em todas as regiões do Brasil. “Sou defensora e digo que o ensino a distância tem sim qualidade. Principalmente as universidades públicas brasileiras têm realizado um excelente trabalho. Aqui na UnB, em especial, temos orgulho de formar pessoas em todo o Brasil”, contou a reitora Márcia Abrahão.

 

“Nós fomos ao Acre, e foi uma experiência maravilhosa, pessoas se identificando com a Universidade de Brasília, onde a gente nem imagina. Recebemos diversos agradecimentos pela oportunidade. Reflexo do excelente trabalho dessa equipe”, completou.

A reitora Márcia Abrahão posa ao lado da servidora técnica Célia Lins. Recentemente aposentada, foi a servidora mais antiga do setor, que iniciou as atividades em 1989. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

ATUAÇÃO EM MOMENTO DE CRISE – Entre os destaques recentes do Cead está a atuação durante a pandemia de covid-19. Devido à suspensão das aulas presenciais, o setor foi um dos responsáveis por auxiliar a transição temporária do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.

 

“Nosso EaD atuou fortemente na pandemia. Apoiamos dia e noite, inclusive sábados e domingos, a implementação do ensino remoto na Universidade. Por meio de formações para professores, da criação do ambiente virtual de aprendizagem, da realização de bancas, lives [transmissões on-line em tempo real] e tantas outras atividades e ações. A equipe agiu de forma incansável para que nossa Universidade pudesse cumprir com seu papel de formação”, relembrou Letícia.

 

“Ao longo da pandemia, foi necessário, de repente, repensar a nossa forma de agir e interagir, de construir ciência e educação. Como presidente da comissão, fica aqui a minha gratidão a toda a equipe. Juntos, conseguimos manter a construção da Universidade apesar de toda aquela dificuldade. Apesar daquele mundo novo, estranho e difícil ao qual tivemos que nos adaptar”, declarou o vice-reitor, Enrique Huelva. A comissão citada é o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar), criado para estruturar o planejamento das ações institucionais na fase de recuperação da pandemia do novo coronavírus e presidido por Huelva.

 

PRÓXIMOS PASSOS – O centro recebeu um novo espaço físico em 2021 e, atualmente, passa por reforma para melhor atender a comunidade. Os planos para o futuro incluem um estúdio de gravação com isolamento acústico e projeto luminotécnico para melhores condições de gravações. Além de uma nova sala de edição das produções audiovisuais e um laboratório de inovação educacional, para viabilizar novos formatos e incentivar novas metodologias e propostas de ensino.

Durante a visita, Letícia Lopes, diretora do Cead, apresentou o andamento da obra para a reitora e o vice-reitor. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Também está nos planos uma área para empréstimos de materiais eletrônicos, como notebooks e tablets, um novo espaço para aulas presenciais que comporte diferentes grupos de alunos e uma lousa interativa.

 

“A nossa intenção é que esse espaço propicie o desenvolvimento de inovações para o processo de ensino e aprendizagem. Queremos aplicar novos recursos porque acreditamos que esse é um grande agregador para os professores. Queremos também manter o nosso espaço de formação docente para as nossas unidades acadêmicas”, afirmou a diretora Letícia Lopes.

 

A cerimônia desta quinta (9) foi um importante momento inclusive para rememorar toda a trajetória do setor e, também, quem esteve por trás das câmeras das aulas, os servidores técnicos, professores e coordenadores. Esses foram representados pela servidora técnica recentemente aposentada Célia Lins.

 

“Na qualidade de servidora mais antiga do centro, peço licença para falar em nome de toda a equipe que faz ou já fez parte do Cead. Todo o meu reconhecimento e respeito aos servidores e colaboradores pelo apoio e pela parceria, pois compartilham conosco a visão de um ensino de qualidade e acessível, trabalhando arduamente para garantir o sucesso das ações do Cead”, disse.

 

Também estiveram presentes durante a cerimônia a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi; a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Mendes; a decana de Extensão, Olgamir Amancia; o decano de Administração, Abimael Costa; o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio; o representante do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), José Lúcio Tozetti; o prefeito da UnB, Valdeci Reis; entre outros.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.