UnB EM TODO LUGAR

Cada episódio traz relatos e jornadas de estudantes do Cead para inspirar e incentivar mais pessoas

A partir das histórias reais contadas em cada episódio, é apresentada a importância da oferta de cursos à distância e sua capacidade de proporcionar a democratização do ensino público de qualidade. Imagem: Reprodução/Cead

O Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) da UnB lançou a websérie EaD na UnB: histórias que inspiram. Com o primeiro e o segundo episódio já disponíveis, a série de vídeos visa oferecer ao público descrições dos bastidores do ensino a distância (EaD) a partir da perspectiva de quem estuda na modalidade. São relatos reais que veiculam crescimento pessoal e profissional por meio da educação. A ideia é lançar novos episódios a cada dois meses, no canal do Cead no YouTube.

“Existem muitas vantagens em se estudar à distância. Uma delas, por exemplo, é que você tem a flexibilidade de aprender dentro da sua própria casa”, é a primeira frase proferida por Jaílson de Espindola Bezerra, no episódio de estreia da série. Essa afirmação faz ainda mais sentido quando conhecemos a história do estudante. Jaílson é deficiente físico e utiliza cadeira de rodas, em decorrência de poliomielite contraída quando criança. O servidor público aposentado é também morador de Novo Gama, em Goiás, a 45 km do centro de Brasília.

Para ele, o Cead o permitiu realizar de maneira mais confortável uma das coisas que mais tinha vontade de fazer, que era estudar Física. “Tive essa oportunidade de adentrar nesse universo da UnB através do EaD. Estudei Matemática muitos anos atrás, mas sentia um anseio muito forte em fazer Física. Para mim, foi uma maravilha, uma questão de sonho realizado”, conta.

A empolgação contagiou outro membro da família Espindola, a esposa de Jaílson, Filomena. Em 2023, após duas tentativas, ela conseguiu ingressar no curso de Letras na modalidade EaD. “Quando meu nome saiu, foi algo maravilhoso. O EaD está aqui para dar esperança e mudar vidas, inclusive a minha”, compartilha.

O principal objetivo da websérie é demonstrar o potencial transformador do EaD, tanto na vida do aluno quanto na sociedade na qual está inserido. “E essa mudança é fruto da dedicação de cada discente, dos docentes, tutores, coordenadores de cursos e polos, além de servidores que atuam diariamente no Aprender (ambiente virtual de aprendizagem), nos encontros presenciais, nas aulas síncronas à distância, buscando sempre a oferta de um ensino superior acessível”, afirma Letícia Cruz, coordenadora acadêmica do Cead e uma das responsáveis à frente do projeto.

Histórias como a de Jaílson e de Filomena são a motivação do Cead para criar a série de vídeos, para que novas pessoas se sintam convidadas a pleitear uma vaga na Universidade. “Os cursos EaD proporcionam educação de qualidade para todas as regiões brasileiras, muitas vezes representando a única oportunidade de formação superior, ou de aprimoramento, que é oferecida à comunidade. Isso tem um impacto muito grande nestas localidades”, explica Letícia Lopes, diretora do Cead.

A previsão é que sejam lançados seis episódios em 2024. Serão estreias bimestrais. O segundo episódio foi lançado em solenidade nesta quinta-feira (9), em celebração pelos 35 anos do Cead. O vídeo traz a história do Flávio, graduado em Música na UnB e que atua na formação de alunos com deficiências intelectual e múltipla.

Para os interessados em ingressar na Universidade de Brasília na modalidade EaD, 2.300 novas vagas devem ser ofertadas em 2025. Serão diversos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura) e pós-graduação (especialização), ainda a serem divulgados.

Assista ao primeiro episódio da série EaD na UnB: histórias que inspiram: