INVESTIMENTO

Espaço com equipamentos modernos no Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais vai permitir a criação de conteúdos diversificados, incluindo videoaulas, entrevistas e documentários

A reitora Márcia Abrahão pontuou os avanços que o Cead teve nos últimos anos, deixando de funcionar em uma sala e ganhando um prédio próprio, agora, com o primeiro estúdio do centro. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Após 35 anos de existência, o Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) da Universidade de Brasília recebeu seu primeiro estúdio. O espaço de produção audiovisual é equipado com recursos avançados em tecnologia, o que possibilita uma ampla gama de serviços. A inauguração ocorreu no último dia 23, na sede do Cead, campus Darcy Ribeiro.

“Quando fui decana de Ensino de Graduação, o Cead era um salinha. Depois, foi para o Multiuso. Quando assumimos a Reitoria, na primeira oportunidade trouxemos o Cead para o novo prédio, a fim de dar qualidade para vocês trabalharem. Como gestora, fico feliz por ter feito essas melhorias nas condições do Cead, que certamente vão continuar se refletindo na melhoria da qualidade das atividades acadêmicas que nós oferecemos para a sociedade”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.

Com 32 metros quadrados, o estúdio conta com câmeras DSLR, filmadoras, iluminadores Led (teto e piso), chroma key, teleprompter, console de áudio, microfones, caixa de som acústica e TV Led de 55 polegadas. O local já está funcionando e pode ser usado pelos cursos presenciais e EaD da UnB. O investimento na reforma do local foi de aproximadamente R$ 120 mil, provenientes de recursos próprios da Universidade.

A nova infraestrutura permite a criação de conteúdos diversificados, incluindo videoaulas, entrevistas, documentários, vídeos promocionais, divulgação de conteúdos em áudio e vídeo, bem como podcast e audiocast.

O estúdio, de 32 metros quadrados, recebeu R$ 120 mil em investimentos, provenientes de recursos próprios. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“O estúdio de gravação representa uma conquista significativa para o centro, para a UnB e para todos os discentes e docentes desta renomada instituição. É neste espaço que daremos continuidade ao trabalho do Cead na criação de produções audiovisuais voltadas a temas essenciais, como a modalidade EaD, as metodologias educacionais inovadoras, a promoção da acessibilidade e o uso de tecnologias digitais em educação”, afirmou a coordenadora acadêmica do Cead, Letícia Cruz.

“Agora, com esse estúdio, nós damos mais um passo para a melhoria da qualidade do nosso centro. Temos que acompanhar, tanto no ensino presencial quanto a distância, a convergência necessária para garantirmos uma formação de excelência e mantermos nossos estudantes motivados”, complementou a reitora Márcia Abrahão.

AVANÇOS – A diretora do Cead, Leticia Leite, contou que, desde 2018, a UnB ofertou mais de 6,6 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação em EaD. E que, no mesmo período, o Cead ofereceu mais de 25 mil vagas de formação tanto para a comunidade interna quanto externa.

Ela lembrou também que o Cead foi fundamental para as atividades da Universidade durante a pandemia de covid-19, quando implementou e disponibilizou o ambiente virtual institucional Aprender 3 para atender demandas da graduação, da extensão e da pós-graduação. “É um centro que ajudou a consolidar a educação a distância no Brasil e atuou fortemente na criação do maior programa de EaD do país e um dos maiores do mundo, o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, destacou Leticia Leite.

“O investimento em educação a distância tem que ser uma decisão de gestão. E é muito claro, para nós, essa decisão nos últimos anos. O Cead é um espaço da nossa comunidade e todos ficam encantados com a nossa estrutura. Quem visitou outros espaços de educação a distância do Brasil sabe que o nosso tem uma qualidade de destaque”, disse a diretora do centro.