O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade de Brasília (UnB) ocupa um novo espaço no campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto. O Cead saiu do Pavilhão Multiuso 1 para se instalar ao lado do Cebraspe. É uma construção térrea com mais de 300 m², oito salas divididas para os setores de tecnologia da informação, produção de materiais digitais, estúdio de gravação e ilha de edição de áudio e vídeo. A cerimonia de inauguração ocorreu na sexta-feira (10).
“Trazer o Cead para este prédio não significa apenas entregar um espaço. É a valorização do ensino a distância na Universidade de Brasília”, disse a reitora Márcia Abrahão, que agradeceu o empenho da Prefeitura (PRC), da Secretaria de Infraestrutura (Infra) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) nas ações necessárias para viabilizar a nova sede.
Nos dois últimos anos, o Cead ofertou mais de 6 mil vagas em cursos, contabiliza mais de 60 mil usuários cadastrados nos ambientes de aprendizagem e aproximadamente 6 mil disciplinas são criadas a cada semestre. “Foi um período intenso, mas em que o Centro conseguiu estar presente e mostrar que é parte importante da nossa Universidade”, lembrou a diretora do Centro, Letícia Leite.
O decano de Ensino de Graduação (DEG), Diêgo Madureira, destacou que o trabalho do Cead foi fundamental para que a Universidade conseguisse ofertar todas as atividades acadêmicas. “A pandemia acelerou uma discussão sobre a inserção de tecnologias no processo ensino-aprendizagem, que precisa ser conduzido com firmeza e delicadeza. Sem deixar para trás a qualidade que é a marca da UnB.”
Estavam presentes representantes de servidores e servidores aposentados do Cead, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, a decana de Administração (DAF), Rozana Naves, e o prefeito Valdeci Reis.
Desde 2017, o Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) também está sob a responsabilidade do Cead. Neste período, foram mais de 10 mil vagas abertas em cursos de graduação e pós-graduação. “Não são poucos os relatos de ex-alunos que demonstram a felicidade em serem egressos da UnB, mesmo sem nunca terem estado presencialmente em nossos campi”, conta Letícia
O espaço em que agora funciona o Cead foi ocupado pelo Cebraspe e o mobiliário foi todo reaproveitado pela equipe do Centro. Em breve, a Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI) também irá ocupar parte do prédio do Cead.
Leia também:
>> Sessão solene abre as comemorações para 2022
>> Relatório indica alterações para promover melhoria de acessibilidade no portal da UnB
>> UnB participa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
>> Cepe aprova proposta de calendário acadêmico
>> Universidade do Envelhecer certifica alunos em cerimônia on-line
>> UnB participa de reabertura de sítio arqueológico
>> Márcia Abrahão recebe medalha da Ordem do Mérito Legislativo
>> Polo de extensão no Paranoá será inaugurado em março de 2022
>> UnB recebe Prêmio César Lattes na Câmara dos Deputados
>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais
>> UnB retoma trabalho presencial com segurança
>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus