Com a suspensão do calendário acadêmico da Universidade de Brasília devido às recomendações de isolamento social para a prevenção da covid-19, muitas defesas de mestrado e doutorado foram remanejadas para o ambiente virtual. Além de realizadas somente de modo não presencial, como orienta resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em março, as apresentações devem ser gravadas e dispostas pelas unidades em seus portais oficiais. Para auxiliar nesse processo, o Centro de Educação a Distância (Cead) tem oferecido suporte à realização e feito o acompanhamento das bancas de pós-graduação.
O modelo adotado para defesas em parceria com o Cead utiliza plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Conferênciaweb, para interação. Consolidada no ambiente acadêmico, a ferramenta permite a realização de webconferências e a gravação para uso posterior. A professora Célia Ghedini, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), tem adotado a tecnologia, que passou por adaptações para receber as bancas de pós-graduação.
Após a apresentação, por exemplo, é possível abrir uma sala reservada, somente com professores da banca, para discussão e deliberação da nota obtida pelos alunos. Técnicos do Cead acompanham a conferência do início ao fim para a solução de eventuais problemas no uso da plataforma.
“Recomendo o uso do serviço do Cead e da plataforma da RNP, porque ela integra todas as universidades, oferece estrutura e suporte, e permite outro grau de liberdade, com cada um no conforto de sua residência”, elogia a docente. Os interessados no serviço oferecido pelo Cead devem contatar a unidade pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informar a data de realização da banca.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) Ingrid Wiggers também requisitou o auxílio do Cead em bancas de defesa e considerou o apoio benéfico.
“O Cead foi esplêndido. Eles não pouparam esforços e contribuíram significativamente ao acompanhar todas as apresentações. No menor problema, eles já interferiam para garantir a sequência”, declara.
Outro aspecto positivo que observou são os recursos disponíveis pelo ambiente virtual da RNP. “A gravação que, inicialmente, parecia um aspecto negativo à conclusão do curso, por fim, deu até maior valor às defesas e apresentações”, exemplifica a professora.
Ela acrescenta que a opção de gravar, além de possibilitar assistir às bancas posteriormente, "oferece mais condições para a revisão dos trabalhos, cria uma documentação. Futuros alunos poderão assistir essas defesas”.
Para Ingrid Wiggers, o modelo de bancas on-line é satisfatório e, apesar do receio inicial, os estudantes assimilaram o formato à medida que acompanhavam as apresentações de seus colegas. “Existia um receio de que a rede caísse ou de dificuldades no fluxo das apresentações, mas ao longo das defesas percebemos que os estudantes adquiriram mais confiança para realizá-las”, aponta.
Orientanda da professora, Renata Lino defendeu em abril sua dissertação de mestrado no PPGEF em modo remoto e contou com o apoio técnico do Cead para a sua banca. A recém-egressa da pós-graduação relata que pôde fazer teste na plataforma Conferênciaweb um dia antes, junto com sua orientadora. Foi possível conferir a qualidade de som, imagem e iluminação, além das condições da conexão.
Para garantir que os ouvintes de sua defesa não fossem prejudicados por qualquer ruído, Renata pediu o auxílio do esposo para cuidar dos filhos. “Isso gerou uma determinada tensão, de fazer as crianças ficarem quietas, mas no final deu tudo certo”, compartilha.
AMPLIAR O ALCANCE – Agora mestre em Educação Física, Renata Lino acredita que os recursos utilizados para as bancas durante a pandemia do Sars-CoV2 devem ser incorporados aos métodos tradicionais de apresentação. “O ideal seria mesclar os modelos para que, ao mesmo tempo em que ocorra de forma presencial, a transmissão esteja disponível para quem quiser assistir, pois fornecer conhecimento é importante para a área científica e cabe às pessoas o acesso”, destaca.
O alcance do formato on-line é um diferencial identificado pelos participantes. Habitualmente, as bancas são assistidas por familiares e amigos e, apesar de abertas ao público, concentram mais participantes da própria instituição e próximos da região. No modelo virtual, não existem esses limites.
A professora Célia Ghedini conta que, numa banca que orientou, um dos participantes estava em Praga, capital da República Tcheca. De acordo com ela, algumas defesas chegaram a ter mais de 40 participantes de várias partes do país. “É uma forma de divulgar os trabalhos dos alunos da UnB para o mundo. Contribuindo, inclusive, na internacionalização da instituição”, ressalta.
*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB
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