EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Serão ofertadas 3.295 vagas, no total. Os processos seletivos devem ser abertos no final do ano

A modalidade EaD possibilita a qualificação de profissionais de diversos munícipios, de todas as regiões do Brasil. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou aumento de vagas em cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) ofertados pelo Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead) da UnB, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com isso, serão ao todo 3.295 vagas, sendo 1.285 para graduação e 2.010 para especialização.

“Essa decisão representa um marco no compromisso com a democratização do ensino superior de qualidade, pois estamos ampliando nosso portfólio acadêmico e atendendo à crescente demanda por educação acessível e inclusiva”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

Ao todo, serão ofertadas 1.285 vagas para os cursos de graduação. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

Entre as novidades, o curso de bacharelado em Turismo passa a integrar a lista de ofertas na modalidade de graduação EaD, que já contava com licenciaturas em Artes Visuais, Física, Geografia, Música e Teatro.

Pela primeira vez, também será ofertado o curso de tecnólogo em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português em Contexto Comunitário.

Ainda foram aprovadas três novas modalidades na especialização (Gestão Escolar e de Programas de Manutenção da Educação Básica; Governança Pública em Saúde; e Governança, Finanças e Gestão Sustentável no Setor Público), além da ampliação de vagas em cursos pré-existentes: Contabilidade e Finanças Públicas Municipais; e Educação para o Patrimônio Cultural e Artístico.

Serão 2.010 vagas distribuídas em dez cursos de especialização. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

O aumento das vagas representa uma oportunidade de formação com a qualidade da UnB, em diversos estados do Brasil, como explica a diretora do Cead, Letícia Leite. “Nossos cursos contemplam a oferta em mais de 50 polos dispersos no país, em regiões que, muitas vezes, não são atendidas por outras instituições de ensino”, comenta. “Trata-se de, realmente, contribuirmos para a formação de novos professores da educação básica e para a formação continuada desses profissionais e demais agentes públicos no Brasil”, salienta.

De acordo com Letícia Leite, os cursos de pós-graduação iniciarão no primeiro semestre de 2025, então os editais, provavelmente, devem ser lançados entre o final de 2024 e os primeiros meses do ano próximo ano.

CELEBRAÇÃO – Em 2024, o Cead comemorou 35 anos de existência. Um dos marcos da trajetória foi o auxílio para a criação de uma das maiores iniciativas de EaD do mundo, o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta cursos e programas de educação superior a distância para professores, gestores e outros profissionais da educação básica pública.

>> Centro de Educação a Distância lança websérie sobre a importância da modalidade

“Graças ao excelente trabalho do Cead, somos uma referência na oferta de cursos EaD de alta qualidade e na democratização do ensino. Estamos presentes em todo o país e ficamos entusiasmados com essa expansão, porque acreditamos que terá impacto positivo para o desenvolvimento da nossa nação”, comenta a reitora.

Na esteira das festividades pelo aniversário do Cead, foi lançada uma websérie sobre histórias de estudantes que cursam a modalidade. São relatos reais que veiculam crescimento pessoal e profissional por meio da educação. A previsão é que sejam lançados seis episódios em 2024.

Confira o segundo episódio da websérie EaD na UnB: histórias que inspiram: