QUALIFICAÇÃO

Universidade oferecerá curso de pós-graduação para servidores do Sistema Único de Segurança Pública ainda este ano

A UnB vai ofertar o curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília foi apresentada como uma das instituições parceiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na oferta de cursos de pós-graduação voltados à qualificação de profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A iniciativa foi lançada oficialmente nesta terça-feira (7), em cerimônia promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na sede do MJSP, em Brasília.

 

Com início previsto para este ano ainda, a UnB será responsável pela oferta do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública. A proposta é contribuir para a qualificação técnica de servidores públicos que atuam na área, promovendo a construção de políticas de segurança baseadas em evidências, planejamento e compromisso democrático.

 

Durante o evento, a reitora Rozana Naves destacou o papel estratégico das universidades na formação de servidores públicos. “Para nós, universidades, é muito importante contribuir com a qualificação dos profissionais do Estado. A UnB tem uma trajetória consolidada na produção de conhecimento sobre segurança pública, e oferecer este MBA em parceria com a Senasp e o MJSP é motivo de grande alegria. Trata-se de uma temática cara à nossa instituição”, afirmou.

 

Para o secretário de Segurança Pública do MJSP, Mario Sarrubbo, o investimento em conhecimento e a parceria com as universidades são fundamentais para a consolidação de um sistema de segurança pública eficiente e alinhado aos princípios democráticos. “Nosso desafio é mostrar que segurança pública e democracia são compatíveis. Mais do que isso: que segurança pública é a essência da democracia, pois trata-se de um direito fundamental garantido pela Constituição”, afirmou.

 

A diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, enfatizou o compromisso institucional com a produção de conhecimento científico aplicado e o fortalecimento de políticas públicas baseadas em evidências. “Estamos celebrando a destinação de mais de R$ 6 milhões em bolsas de estudo por meio do edital Procad Segurança Pública e Democracia, em parceria com a Capes (leia abaixo), além de mais de R$ 7 milhões investidos na oferta de cursos de pós-graduação com universidades federais”, explicou.

A reitora Rozana Naves destacou que a UnB tem uma trajetória consolidade na produção de conhecimento sobre segurança pública. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Além da UnB, outras cinco universidades federais foram selecionadas para oferecer cursos em áreas especializadas, como crimes ambientais, segurança cibernética, inteligência, políticas sobre drogas e proteção de pessoas vulnerabilizadas.

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ofertará o curso de pós-graduação lato sensu em Enfrentamento de Crimes Ambientais e Proteção de Povos Indígenas. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será responsável pela pós-graduação em Inteligência e Inovação Aplicadas no Enfrentamento ao Crime Organizado. Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ofertará o curso de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. Por fim, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) contará com duas formações: uma em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas e outra em Direitos Digitais e Segurança Cibernética.

 

CAPES – Durante o evento, foi também anunciado o lançamento do edital do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad): Segurança Pública e Democracia, que tem como objetivo fomentar pesquisas em áreas estratégicas, em articulação com a formação de novos quadros acadêmicos e técnicos no setor. A chamada pública será publicada no Diário Oficial da União, e as propostas poderão ser submetidas de 12 de maio a 1º de agosto de 2025. A iniciativa é uma parceria entre a Capes e o MJSP.

 

A presidenta da Capes, Denise Pires de Carvalho, destacou o caráter simbólico e estratégico do edital lançado em parceria com o MJSP. “Estamos promovendo uma ação que reconstrói. Não podemos falar de uma sociedade menos desigual e mais justa sem passar pela segurança pública. É uma questão de direito fundamental”, afirmou.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.