EXTENSÃO

Convênio entre Universidade e Secretaria de Saúde oferece diversos serviços à Região Leste do Distrito Federal

Foto: Ádria Albarado/ Siesco FS e FM/UnB

Pesquisadores, professores e estudantes das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidade de Brasília, docentes e discentes do Hospital Universitário de Brasília e profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/GDF) participam conjuntamente do programa de atendimento à população que promove ações de saúde pública aos moradores da Região Leste do Distrito Federal – que compreende Paranoá, Itapoã e São Sebastião.

Atender as crianças é uma das prioridades nas ações de saúde pública             Foto: Ádria Albarado/ Siesco FS e FM/UnB

As ações são multidisciplinares. Delas participam estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Saúde Coletiva. Os integrantes do projeto se articulam para oferecer à comunidade atividades de promoção à saúde, vigilância sanitária, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e assistência às famílias.

Para celebrar mais um ano de atividades do projeto, a UnB e a Regional Leste do GDF promoveram, na última semana, roda de conversa com os moradores da localidade. Falaram da importância das ações implementadas, fizeram balanço das atividades e abordaram os projetos futuros. As conquistas e os desafios entre os cursos de saúde da Universidade de Brasília e a Região Leste do Distrito Federal foram tema das palestras que ocorreram na quadra de esportes da região administrativa do Paranoá.

O professor Ivan Camargo, reitor da Universidade de Brasília, reafirmou a responsabilidade social da UnB. “A Universidade sempre colocará toda a sua estrutura à disposição da população do Distrito Federal. É um compromisso da nossa instituição”, declarou o reitor.

As atividades da parceria foram avaliadas em roda de conversa com os moradores    Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Maria de Fátima Sousa, enfatiza a cooperação da Universidade. “Participar das ações de saúde é uma das formas de a UnB participar, ativamente, das políticas públicas. Assim, podemos utilizar e compartilhar todos os espaços públicos”, declarou.

PROJETO – O convênio entre UnB e GDF existe desde 2008. As ações de saúde pública desenvolvidas em parceria servem para orientar a formação dos estudantes das áreas de Saúde e assegurar abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na atenção básica na região do Distrito Federal. Assim, desde então, a população da Região Leste tem a assistência de saúde oferecida pela Universidade de Brasília e pelo HUB.

O estudante Jheimyson participa das ações de saúde desde o início da graduação  Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Jheimyson Barnabé, estudante de Medicina, enfatiza que a participação nas atividades dá oportunidade de colocar em prática os conhecimentos acadêmicos que adquire na sala de aula e nos laboratórios. “O que aprendemos na Universidade, aplicamos aqui na região. A filosofia da Universidade é formar um profissional generalista. Por isso, nós atuamos em todos os níveis de atenção, principalmente o de saúde primária”, afirma.

Walter Gaia, superintendente de Saúde da Região Leste, acredita que o trabalho desenvolvido pela UnB é importante para as políticas de saúde pública e traz benefícios à população local. “A participação da Universidade de Brasília proporciona um serviço de saúde pública de excelência. Estamos muito satisfeitos com a parceria”, declara.

AÇÕES – Na Região Leste do DF (Paranoá, Itapoã e São Sebastião), a Universidade de Brasília desenvolve atividades regulares de enfrentamento a epidemias, com mapeamento dos focos de mosquitos transmissores da dengue; programa de saúde bucal; atendimento a famílias e gestantes, entre outras ações de saúde pública. As ações fazem parte do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade.

PRÓXIMOS PASSOS – Para 2017, há propostas de outras ações coletivas de saúde. O projeto pretende desenvolver agenda comum entre a Universidade de Brasília, a Secretaria de Saúde do GDF e a população da região. As propostas visam proporcionar a articulação de atenção primária e vigilância em doenças crônicas, envelhecimento e coordenação do cuidado com gestantes. Além disso, estão previstas ações nas áreas de cuidado da mulher e da criança, fisioterapia, acolhimento nos diferentes níveis de atendimento (com ênfase na urgência/emergência especializada), atividades de Educação Física e assistência psicossocial.