UnB EM AÇÃO

Os estudos elencam projeções de evolução de contágio no Distrito Federal, a depender das medidas de contenção adotadas

As notas técnicas foram formuladas com dados socioeconômicos de família e análises matemáticas. Imagem: Divulgação

 

Um dos 115 projetos aprovados em edital lançado pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão da Covid-19 (Copei) da UnB, o observatório de Predição e Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (PrEpidemia) tem desenvolvido boletins, notas e relatórios técnicos para ferramentalizar, com dados científicos, o diálogo sobre as políticas para contenção do avanço do novo coronavírus no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE).

 

O observatório é composto por equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores e tem o objetivo de acompanhar os impactos da disseminação da Covid-19 e analisar sua repercussão na saúde, nas atividades sociais e na economia local.  

 

Na Nota Técnica 1, os pesquisadores apontam cenários de Covid-19 no DF, com objetivo de estimar a redução da disseminação da epidemia com a implementação das medidas de contenção impostas pelo governo local. "O documento elenca propostas norteadoras que podem dar suporte aos gestores na tomada de decisão", comenta o professor do Instituto de Geociências (IG/UnB) e coordenador do PrEpidemia Edilson Bias.

 

Na previsão de relaxamento total de contenção, por exemplo, os especialistas identificam colapso no sistema público de saúde e grande número de mortes. Nos cenários mais flexíveis e moderados, os picos de internação serão menores e ocuparão menos leitos dos hospitais. No último cenário, com medida mais rígidas de isolamento, o número de mortes e de internações são baixos e reduzido risco de congestionamento do sistema de saúde.

 

O grupo de pesquisadores também lançou um relatório técnico que apresenta elementos a serem considerados na tomada de decisão sobre a volta das atividades escolares durante a pandemia de Covid-19. O estudo se deu com mais de 40 mil respostas obtidas em questionário on-line feito com pais ou responsáveis por estudantes da rede pública e privada do DF, entre os dias 21 e 24 de abril.

 

O estudo identificou grande insegurança dos pais acerca da possibilidade de retorno às aulas presenciais. Havendo evidências de que o retorno possa ser seguro, o documento aponta, entre outros pontos, que o governo do DF deve apresentar estratégias para escolas, famílias e comunidade.   

 

O relatório também aponta como elementos essenciais para a tomada decisão sobre a reabertura ou não das escolas: a adoção de medidas e acompanhamento específico por região; a autonomia de decisão de pais e escolas e a definição de medidas efetivas e factíveis.

 

Deve-se, ainda, estabelecer acordo entre escolas, governo e famílias sobre responsabilidades compartilhadas a respeito de itens de proteção e higiene, como máscaras e álcool em gel; além da própria definição de protocolos de higiene e distanciamento enquanto os alunos estiverem em ambiente escolar. 

 

 *estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.