PESQUISA

O prazo de submissão de projeto segue até 1º de junho

“A iniciação científica é onde tudo começa”, aponta Sérgio Granemann, diretor de Fomento à Iniciação Científica. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Visando aproximar docentes e discentes durante o isolamento social, o Programa de Iniciação Científica (ProIC), do Decanato de Pós-Graduação (DPG), estruturou um Banco de Talentos. A iniciativa busca estimular o contato de estudantes com a pesquisa e oportunizar o amadurecimento acadêmico dos futuros profissionais. A UnB mantém, prioritariamente de modo remoto, as atividades de pesquisa, extensão e administrativas. 

 

A iniciativa consiste no levantamento de estudantes interessados em participar do Programa. Por meio de formulário desenvolvido pelo ProIC, os discentes fornecem informações básicas, como nome, e-mail, matrícula e curso. O ProIC faz a ponte entre esses estudantes e os departamentos acadêmicos da UnB.

 

“Nossa função é ampliar o diálogo entre alunos e departamentos, que possuem as linhas de pesquisas. E, assim, estabelecer os caminhos necessários para trilhar esses projetos”, aponta o professor Sérgio Granemann, diretor de Fomento à Iniciação Científica. Os professores são responsáveis pelos projetos encaminhados ao ProIC. São ações guarda-chuva, que irão abrigar diferentes planos de trabalhos, que serão produzidos individualmente pelos estudantes. 

 

O programa já recebeu mais de 300 manifestações de interesse. A lista de estudantes será divulgada na página do Programa e encaminhada aos departamentos. O edital de submissão está aberto até 1º de junho. Os projetos poderão ser subsidiados por bolsas de auxílio, fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) ou com recursos próprios da UnB.

 

Para Sérgio Granemann, a pesquisa científica oferece a estudantes da graduação a oportunidade de atuar em diversos setores de desenvolvimento social e tecnológico, imprescindíveis para o crescimento do país. “As pesquisas científicas e acadêmicas são embriões de várias descobertas e invenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressalta.

 

Em razão disso, o docente expressa preocupação com cortes de bolsas de fomento à pesquisa. Para ele, são ações que criam receio e inquietação para toda a comunidade acadêmica. “Se cortarmos os pilares de um prédio, ele irá desabar. Da mesma forma, cortar as verbas da iniciação científica é cortar os pilares da sociedade de forma mais lenta”, avalia.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia mais:

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia do novo coronavírus

>> UnB promove debates on-line sobre o futuro da sociedade pós-pandemia

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Projetos focam em desenvolvimento e gestão de respiradores

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.