COVID-19

Com a participação de pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), webinário inaugural ocorre nesta quinta-feira (21)

Webinário inaugural será mediado pela reitora Márcia Abrahão. Arte: George Lopes/Secom UnB

A pandemia do novo coronavírus legou ao mundo um cenário de profundas transformações na vida cotidiana. Diante dos desafios que se colocam à humanidade, o futuro pós-pandemia é ainda uma grande incógnita. A Universidade de Brasília tem atuado para dar respostas para a atual crise de saúde pública, contribuir para a superação de suas consequências e pensar caminhos para a construção das realidades vindouras.

Engajada na promoção da ciência e de reflexões nos diversos campos do conhecimento, a instituição lança nesta semana o ciclo de debates on-line O Futuro em Tempos de Pandemia: vida, sociedade e ciência. Na série de palestras, pensadores e pesquisadores de diferentes áreas abordarão, de forma abrangente e aprofundada, dilemas do avanço da Covid-19 nas diversas esferas da vida e o papel da ciência no enfrentamento do problema.

O primeiro webinário acontece nesta quinta-feira (21), às 10h, com o tema Desafios à saúde global e à proteção social trabalhista, proposto pelo comitê científico e curador do ciclo, presidido pela professora Mônica Nogueira, assessora do Gabinete da Reitoria, e pelos professores Gustavo Romero, Jaqueline Godoy Mesquita, Lúcio Rennó, Márcia Duarte e Márcia Marques.

Os professores Francisco Ortega, do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Gabriela Delgado, da Faculdade de Direito (FD/UnB), são os palestrantes desta edição, que será mediada pela reitora Márcia Abrahão.

O professor da UERJ Francisco Ortega abordará as intervenções em saúde a partir da particularidade dos grupos sociais. Foto: Divulgação

Comunidades acadêmicas, pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras e gestores públicos estão convidados a acompanhar a atividade, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

“É crucial refletirmos coletivamente acerca dessas questões para sermos capazes de compreender, em profundidade, este momento e prepararmos as bases que sustentarão nosso futuro pós-pandemia. O mundo inteiro está fazendo isso agora, pesquisando o vírus, pensando e criando formas novas de viver em meio à crise”, aponta a professora Germana Henriques, diretora da Editora UnB e presidente da comissão organizadora do ciclo.

No debate inaugural, os convidados vão se concentrar em questões, como os desafios da saúde global decorrentes da pandemia e a atuação do Estado em resposta à situação. “Pensar políticas e intervenções de saúde global para enfrentar a pandemia da Covid-19, em contextos de extrema vulnerabilidade, exige ir além de medidas de ‘tamanho único’ e de cima para baixo que desconsideram as condições de vida dos indivíduos para os quais elas são destinadas. Deve-se envolver esses grupos em seu desenho e implementação para garantir a efetividade”, destaca o professor Francisco Ortega.

Pesquisadora da área de direito do trabalho, Gabriela Delgado defende a necessidade de buscar alternativas de proteção laboral no atual momento (em que as relações trabalhistas são marcadas pela precarização e redução de garantias aos empregados) e no cenário pós-pandemia. “O que se observa é que, mais do que nunca, é preciso resgatar o papel do Estado, estabelecendo medidas que não só permitam resolver a crise sanitária que está posta, mas também que possam garantir uma proteção para os assistidos, os excluídos e os miseráveis.”

Gabriela Delgado afirma que é necessário traçar diagnóstico do atual mundo do trabalho para pensar soluções durante e após a pandemia. Foto: Divulgação

Na visão da docente, a série de palestras abre um espaço de articulação entre as diversas áreas do saber, do ponto de vista crítico e dialógico, formato que representa bem a atuação integrada da UnB. “A Universidade mostra que está atualizada e é um espaço fértil de interlocução do pensamento”, elogia Gabriela Delgado.

Além da realização de debates virtuais, textos provocadores, elaborados pelos convidados em formato de resumo expandido, serão publicados no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). A ideia é que, posteriormente, as publicações sejam ampliadas para compor um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

CONVIDADOS – Docente na UERJ, Francisco Ortega é também diretor de pesquisa do Centro Rio de Saúde Global e professor visitante do Departamento de Saúde Global e Medicina Social do King's College de Londres. Atua como membro do comitê diretivo da Global Social Medicine Network e do Conselho Consultivo do Movement for Global Mental Health. É autor dos livros Corporeality, Medical Technologies and Contemporary CultureBeing Brains: Making the Cerebral Subject Glimpses into an Expanding Universe.

Advogada e docente, Gabriela Delgado é mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, coordena o grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania da FD. É autora de livros e artigos jurídicos em sua área de especialização.