INCLUSÃO

Objetivo do seminário foi promover a inclusão social das pessoas Surdas

1º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda ocorreu na Faculdade de Tecnologia. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Nessa quarta-feira (8), aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília o 1º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru).

 

Segundo Adriana Modesto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) e vice-coordenadora do evento, o objetivo do seminário é elaborar diálogos permanentes que possibilitem a inclusão social por meio de processos que facilitem a mobilidade urbana, e que ajudem a ampliar a visibilidade e o protagonismo dessas pessoas nos diversos setores da sociedade.

 

Tendo como público-alvo a comunidade de pessoas Surdas, entidades que prestam serviços ou que atuam junto ao segmento em processos formativos, especialistas nas questões da mobilidade urbana e trânsito e comunidade em geral interessada nas temáticas do evento, estiveram presentes, além de participantes do DF, representantes dos estados de Goiás e Minas Gerais.

Iury Moraes pretende ser pesquisador na língua de sinais. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

ACESSIBILIDADE – Iury Moraes é aluno da segunda turma do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira (Libras) da Universidade de Brasília. O estudante é Surdo-Cego e, com a tradução de Indiara Ferraz, informou que utiliza os serviços de tutoria do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) da UnB. Iury considera de boa qualidade os serviços oferecidos pela Universidade e a preparação do corpo docente. Ele admite, porém, que os materiais didáticos e as instalações físicas necessitam de alguns ajustes técnicos e adequações pontuais.

 

Indiara Ferraz presta serviço de tutoria aos colegas de turma. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A tradutora Indiara Ferraz também é aluna do curso de Libras na UnB. Ela foi estimulada a ingressar na graduação pelo fato de ser mãe de um menino Surdo. “O curso contribui para que eu possa me comunicar com mais facilidade com o meu filho. As atividades que desenvolvo em Libras ampliam as possibilidades do meu relacionamento com muitas pessoas”, diz.

 

SEMINÁRIO – O evento foi coordenado pelo professor Pastor Taco (coordenador do Ceftru), vice-coordenado por Adriana Modesto e pelos colegas do Programa de Pós-Graduação em Transportes Philippe Silva e Adílson Indi (doutorandos), além dos demais membros da comissão organizadora Caio Moura (bacharel em Engenharia Civil), Pedro Gabriel (bacharelando em Engenharia Civil), Dyego Ramos (mestrando em Ciências e Tecnologias em Saúde) e Janaína Cardoso (Ceftru).

 

O seminário teve o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e contou com o apoio da Faculdade de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Transportes, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal, Grupo de Pesquisa em Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias e Coletivo Bicicleta Livre.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave